infoCenter

EDP Distribuição

infoCenter > Destaques > 2018 > EDP Distribuição recebe o Projeto RESCCUE no Porto

EDP Distribuição recebe o Projeto RESCCUE no Porto

segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018

Decorreu a 6ª Reunião do Consórcio do Projeto Europeu RESCCUE. A EDP Distribuição, parceira do consórcio, foi a anfitriã deste encontro que decorreu nos dias 26 e 27 de novembro nas instalações da EDP no Porto.

 

O RESCCUE - RESilience to cope with Climate Change in Urban arEas​, é um projeto financiado pelo programa H2020, que tem como objetivo promover a melhoria da resiliência das cidades com foco no setor da água. O projeto pretende oferecer uma perspetiva multisetorial que visa desenvolver estratégias de articulação e de adaptação dos diferentes setores, nos quais se destaca o setor elétrico, incluindo possíveis cenários de alterações climáticas.

Participaram todos os parceiros do projeto na reunião, tendo sido apresentados os principais resultados dos trabalhos desenvolvidos até ao momento em cada uma das cidades participantes no estudo: Barcelona, Bristol e Lisboa. Foram ainda delineados os próximos passos e desenvolvimentos necessários para alcançar os objetivos do projeto, dos quais se destaca a ferramenta HAZUR, que propõe uma metodologia de gestão das interdependências entre os diversos serviços essenciais para a sociedade.

No primeiro dia, foi realizada uma visita ao Despacho Norte da EDP Distribuição, e no segundo dia dinamizou-se um momento de troca de experiências e de conhecimento com a Câmara Municipal do Porto e as Águas do Porto, onde, para além da apresentação do projeto, as entidades partilharam com os parceiros do consórcio as mais recentes estratégias e ações concretizadas na melhoria da resiliência da cidade, no setor da água. 

A estratégia de adaptação às alterações climáticas da Cidade do Porto, bem como as medidas implementadas pelas Águas do Porto, permitiram consolidar a aplicabilidade do projeto RESCCUE em complemento ao trabalho desenvolvido pelas cidades, contribuindo assim para aumentar a capacidade de adaptação às alterações climáticas e reforçar a resiliência urbana das comunidades.

Este encontro foi organizado pela Área de Continuidade do Negócio da Direção de Ambiente, Sustentabilidade e Continuidade do Negócio, tendo contado com o apoio da Direção de Despacho e Condução, da Direção de Redes e Concessões Porto e do Gabinete de Comunicação.

A próxima reunião está agendada para junho de 2019 e a sua organização ficará a cargo da Universidade de Exeter.
 
Carregue na imagem para ver o vídeo.
 
​​​​​
Saiba mais aqui

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.