infoCenter

EDP Distribuição

infoCenter > Destaques > 2018 > Balanço do Projeto SENSIBLE: uma poupança de 300 euros anuais em eletricidade por contrato

Balanço do Projeto SENSIBLE: uma poupança de 300 euros anuais em eletricidade por contrato

terça-feira, 10 de Julho de 2018

O projeto internacional de gestão e armazenamento de energia revelou os primeiros resultados obtidos pelo demonstrador em desenvolvimento na localidade portuguesa de Valverde (Évora).

 

Na sessão de apresentação, decorrida em Évora, no dia 2 de Julho, marcaram presença o administrador da EDP, João Marques da Cruz, o presidente da EDP Distribuição, João Torres, e ainda o presidente da Câmara de Évora e o presidente da Junta de Valverde. 


Dos resultados obtidos destaca-se, ao nível dos clientes residenciais, uma poupança anual que ronda os 250 - 300 euros ano (em produção fotovoltaica e armazenamento em modo de autoconsumo), e que se estima poder ainda ser potenciada em cerca de 20 a 25% pela introdução de mecanismos de gestão da flexibilidade avançados.  


Com uma forte componente de demonstração, o SENSIBLE desenvolve projetos, no terreno, em Portugal, no Reino Unido e na Alemanha. 


O demonstrador português, localizado em Valverde, abrange cerca de 250 clientes e implicou a instalação de sistemas de micro geração fotovoltaica (para 10% da população), sistemas de gestão de energia, baterias e termoacumuladores inteligentes, permitindo não só a produção de energia, mas também uma gestão eficaz de consumos de eletricidade. Na rede de distribuição, dotada de equipamento de redes inteligentes de última geração, foram também instalados sistemas de armazenamento e um sistema de automação avançada. 


Em Nottingham, no Reino Unido, a demonstração foca-se na gestão de energia potenciada pelo armazenamento e na participação no mercado de energia de edifícios residenciais e comunidades. Já em Nuremberga, a mesma centra-se no armazenamento de energia multimodal em edifícios de maiores dimensões, incluindo armazenamento térmico, cogeração e diferentes vetores energéticos, como a eletricidade ou o gás.


O projeto de âmbito internacional SENSIBLE visa dotar a rede de distribuição de ferramentas que permitam uma gestão otimizada em cenários de forte penetração de produção renovável distribuída, ao mesmo tempo que desenvolve modelos de negócio sustentáveis e inovadores, envolvendo gestão da flexibilidade energética de clientes das empresas de comercialização.  


Orçamentado em 15 milhões de euros, o SENSIBLE conta com financiamento por parte do Programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia e envolve 14 parceiros de 6 países europeus (Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Finlândia). A EDP Distribuição, a EDP Labelec, o INESC TEC, e a Siemens Portugal são as quatro empresas portuguesas que integram o consórcio do projeto em Portugal.

 

O projeto foi recentemente selecionado pela Comissão Europeia para ser apresentado no “Cleantech Capital Day, na Suécia, num dos eventos mais importantes no âmbito da Inovação Sustentável, que juntou cerca de 200 profissionais: indústria, investidores, setor público e start-ups.  

 

 

Foi também atribuído ao SENSIBLE o estatuto de “Flagship Project” (“projeto bandeira”) na área de Inovação em Energia, pela Comissão Europeia. Esta distinção permitirá ao projeto/parceiros participarem num conjunto de eventos chave da Comissão Europeia, nomeadamente exposição a Chefes de Estado e de Governo no âmbito do COP24 em Katowice. 

 

 

 


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.