Ser eficiente
Poupe energia, mantendo o mesmo nível de conforto

A eficiência energética consiste na utilização da menor quantidade de energia para alcançar um determinado resultado, sem pôr em causa o nosso nível de conforto e qualidade de vida. Trata-se, no fundo, de evitar o desperdício através da alteração de comportamentos de consumo como, por exemplo, desligando as luzes quando não são necessárias, e de uma mudança tecnológica, utilizando equipamentos que consumam menos energia.  

A EDP Distribuição, enquanto operador da rede de distribuição, tem uma obrigação de serviço público de promover a eficiência energética. O nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e, consequentemente, com o futuro de todos nós, está subjacente em todas as nossas ações.

Queremos promover em Portugal mudanças comportamentais e tecnológicas que contribuam para a preservação do ambiente, pelo que a descarbonização da economia é um papel que desempenhamos, em primeiro lugar, a nível interno, nos nossos edifícios, na nossa frota e na rede de distribuição. Conheça algumas das medidas que estão a ser implementadas em cada uma destas áreas.

Veja Tudo Feche Tudo
Promoção da eficiência energética nos edifícios da EDP Distribuição

- Investimento em autoconsumo, designadamente com instalação de energia solar fotovoltaica;

- Promoção da automação dos edifícios e gestão integrada de produção, armazenamento, cargas e carregamento de veículos elétricos;

- Transição para uma climatização e iluminação mais eficiente nas instalações técnicas;

- Campanhas de promoção de eficiência energética.

Promoção da eficiência energética na frota da EDP Distribuição

- O Grupo EDP tem como meta atingir uma frota 100% elétrica para os veículos ligeiros até 2030;

- Criação de uma rede de carregamentos nos nossos edifícios;

- Promoção do desenvolvimento de soluções de carregamentos inteligentes;

- Promoção de campanhas de condução eficiente.

Promoção da eficiência energética na rede de distribuição

- Desenvolvimento de soluções de iluminação pública eficientes e de telegestão;

- Seleção de equipamentos de rede com menores níveis de perdas e a inclusão da adoção dos critérios da Directiva Ecodesign (Diretiva 2009/125/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de outubro de 2009).

Vantagens

As vantagens de apostar na eficiência energética

A eficiência energética tem uma importância cada vez maior nas nossas vidas porque se traduz em valiosas vantagens. Conheça o papel da EDP Distribuição neste caminho para um futuro sustentável.