investimento social
Conheça os nossos programas

Este programa tem como objetivo primordial proteger o património natural e a biodiversidade.

A prevenção, redução e mitigação de impactos ambientais são práticas seguidas pela EDP Distribuição. No entanto, existem impactos no meio ambiente associados às atividades da empresa que não são passíveis de mitigação, como é o caso da perda da biodiversidade de uma área ou das emissões de gases efeito de estufa.

Nestes casos, a compensação consiste em promover um benefício ambiental em prol dos impactos gerados. Por exemplo, através da plantação de árvores ou do investimento em projetos de conservação da natureza. É este o foco deste programa, que é concretizável em dois projetos:

Uma por uma - através da compra de espécies autóctones para efeitos de reflorestação como forma de compensação de perda de biodiversidade e de emissões de carbono. No âmbito do estabelecimento de faixas de proteção de linhas novas, a empresa procede ao corte e abate de árvores como resposta a uma servidão elétrica estabelecida em legislação. Este programa visa compensar cada árvore abatida nestes planos com a reflorestação com espécies autóctones em local a definir.


Apoio à conservação da natureza – através de donativos a entidades que tenham como objetivo estratégico a conservação da natureza. As ações que cabem no plano de investimento social não têm contrapartidas publicitárias nem qualquer tipo de cariz comercial.