Sobre o setor
O caminho da energia até ao cliente

 

Os comercializadores, para fazerem chegar a energia elétrica desde os centros produtores até aos seus clientes, utilizam a rede de transporte e a rede de distribuição, esta última operada pela EDP Distribuição.


A rede de distribuição de energia tem sido reforçada e modernizada, de forma a dar resposta a novas exigências, como o crescimento demográfico e a consequente evolução dos consumos. É constituída por linhas aéreas e cabos subterrâneos de alta, média e baixa tensão, garantindo sempre os necessários níveis de qualidade e minimizando as perdas as redes. 


As subestações, a par de outros equipamentos como postos de seccionamento e de transformação e instalações de iluminação pública, são também infraestruturas fundamentais da rede.

 

Medição da energia elétrica

A EDP Distribuição desempenha um papel fundamental na  medição da energia elétrica, efetuando a leitura dos equipamentos de medição das instalações dos clientes ligadas às suas redes.  

Após a recolha e processamento de dados de consumo, a EDP Distribuição desenha o padrão de consumo de cada cliente, disponibilizando esses dados aos agentes de mercado.

Redes de distribuição

Caracterização das redes de distribuição

Disponibilizamos informação técnica que permite aos agentes de mercado e outras entidades interessadas conhecerem as características das redes a 31 de dezembro de 2017.

Alta tensão

Rede de distribuição de alta tensão

Conheça as características da rede e todas as subestações em detalhe.

Rede Alta tensão

PDIRD

Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede de Distribuição 2017-2021

A EDP distribuição disponibiliza um Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede de Distribuição (PDIR E-2016) que tem em conta as necessidades de investimento para assegurar níveis adequados de segurança do abastecimento energético e o cumprimento de metas de política energética.

Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede de Distribuição