Quem somos

EDP Distribuição

A distribuição de energia é o centro da nossa atividade há muitos anos. Hoje, mantemos ligados mais de seis milhões de clientes.

As etapas da nossa história

 

1976

Nasce a empresa EP - Electricidade de Portugal, na sequência de um processo de fusão de 13 empresas do setor elétrico português, nacionalizadas em 1975.

 

1996

A publicação da primeira diretiva comunitária vem desencadear alterações ao nível da organização e jurisdição do setor elétrico europeu.

 

1997

A primeira fase de privatização da empresa permite a venda de 30% do capital.

 

2000

Na quarta fase de privatização, os capitais da EDP passam a ser maioritariamente privados (70%).

Nasce a EDP Distribuição.

 

2006

A partir de 2006, todos os consumidores de energia elétrica passam a poder escolher livremente o seu fornecedor de eletricidade. Assim, a gestão dos processos de mudança de comercializador passa a ser uma função da EDP Distribuição.

 

2010

Arranca, em Évora, o projeto InovCity - cidade inteligente - a primeira da Península Ibérica.

 

2011

Surge a nova marca EDP, comum a Portugal, Espanha e Brasil e a marca diferenciada da EDP Distribuição.

 

2013

A EDP torna-se líder do setor “Utilities: Eletricidade, Água e Gás” no Dow Jones Sustainability Index World and Europe, obtendo a maior pontuação de sempre com 90 pontos.

 

2014

A EDP Distribuição vence o prémio “Most Effective Recovery of the Year”, atribuído pelo Business Continuity Institute, como reconhecimento pela forma como a empresa foi capaz de recuperar a rede e repor os serviços aos clientes que ficaram sem energia elétrica, na sequência da Tempestade Gong que assolou Portugal Continental entre 19 e 23 de janeiro de 2013.

 

2015

A EDP Distribuição junta-se à Alliander, ENEL, EVN e outros parceiros da indústria e Universidades como membro fundador do EE-ISAC (European Energy – Information Sharing and Analysis Center).

É obtida a certificação do Sistema de Gestão de Continuidade do Negócio segundo a Norma Internacional ISSO 22301:2012 de Continuidade de Negócio, posicionando a Empresa como líder na Ibéria e uma referência europeia na matéria.

 

2016

A app EDP Distribuição é lançada e passa a ser possível comunicar leituras ou reportar falhas de energia.

O Sistema de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (SGIDI) é certificado pela Societé Générale de Surveillance (SGS) e a  Empresa é a primeira utility nacional a obter a certificação na área de Inovação.


2017

São disponibilizados novos canais digitais dedicados às Autarquias. A área reservada é apresentada aos autarcas no Congresso da Associação Nacional de Municípios.

A EDP Distribuição alcança, pela primeira vez, o resultado de zero acidentes mortais, fruto do trabalho das direções operacionais, formações e ações de sensibilização de segurança. 

 

2018

A EDP DIstribuição aprova a sua estratégia de sustentabilidade 2020, contribuindo para a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

É atribuído o prémio "Good Practice of the Year" na categoria “Proteção Ambiental” pela Renewables Grid Initiative (RGI).

A Empresa obtém a certificação total da sua operação no âmbito do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), pela norma ISO 14001:2015.

O projeto Distribuição Digital recebe uma Menção Honrosa no Portugal Digital Awards 2018 na categoria “Best Digital Product & Customer Experience”.

 

EDP Distribuição

Dados da sociedade

Sede: Rua Camilo Castelo Branco, 43, 1050-044 Lisboa
Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o número de matrícula e de pessoa colectiva 504 394 029

Logo edp Distribuição
Dec 2019
Folheto Institucional