Promover a resiliência
Praticamos a melhoria contínua e geramos mais conhecimento

A nossa cultura de melhoria contínua e aposta na resiliência conta com o envolvimento de todos os colaboradores e parceiros de negócio e constrói-se através da partilha de boas práticas com congéneres, entidades que gerem e atuam em emergência ou na participação em fóruns de especialidade.

O programa de exercícios constitui uma das ações fundamentais do SGCN. Os exercícios e o treino operacional são catalisadores de aprendizagem e experiência das nossas pessoas e a principal fonte da melhoria contínua dos procedimentos e planos. O nosso compromisso com este programa garante a vantagem efetiva e evolutiva da Continuidade do Negócio.

A realização de exercícios e testes periódicos nas atividades prioritárias do nosso negócio, permite-nos evidenciar os pontos fortes, os riscos da nossa atuação e as oportunidades de melhoria para promover a sua mitigação, em cenários simulados de disrupção.

Anualmente realizamos exercícios de vários níveis de complexidade e participamos em exercícios promovidos por outras entidades. Nos edifícios, praticamos os procedimentos definidos nos simulacros de evacuação previstos pelas Medidas de Autoproteção, na infraestrutura tecnológica efetuamos testes de Disaster Recovery, os Planos de Atuação em Crise e os Planos de Contingência são testados nos exercícios de coordenação e treino operacional.

 

Estes exercícios têm como objetivo:

  • Treinar os elementos responsáveis;

  • Dotar os envolvidos para as responsabilidades previstas no Plano;

  • Treinar o processo de decisão;

  • Treinar a articulação das estruturas envolvidas, através da interação com as equipas, outras Unidades Organizativas ou entidades externas.