Inovação
Projeto InovGrid

 

A abordagem da EDP Distribuição ao conceito das redes inteligentes - smart grids – é feito através do InovGrid, visando dotar a rede elétrica de informação e de equipamentos capazes de automatizar a gestão das redes, melhorar a qualidade de serviço, diminuir os custos de operação, promover a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental, potenciar a penetração das energias renováveis e do veículo elétrico.

No seu portfólio de sistemas, a EDP Distribuição conta com uma solução centralizada de gestão e comando da iluminação pública (IP), designada Smart-IP.

A solução Smart-IP carateriza-se por permitir a monitorização, controlo e parametrização da iluminação pública, suportada em equipamentos de Smart Metering IP e em equipamentos empresariais de telecontagem.

O contador inteligente - smart meter - específico para a iluminação pública, o qual (além da sua função básica de contagem certificada) disponibiliza relés físicos para o comando on/off da iluminação pública (permitindo atuar contadores associados a circuitos de energia) e inclui tabelas internas, algoritmos e funções específicas para gestão da iluminação pública.

A Smart-IP permite, por um lado, a configuração dos horários da iluminação pública a aplicar aos circuitos de iluminação associados ao perfil do utilizador em causa e, por outro lado, permite a monitorização da iluminação pública, recebendo alarmes de anomalias e disponibilizando relatórios e dashboards específicos.

A imagem seguinte apresenta as etapas necessárias para que seja efetuada a parametrização de circuitos de iluminação pública através da solução Smart-IP. De acordo com a arquitetura Inovgrid, a comunicação dos Smart Meters para os sistemas é sempre efetuada através de um concentrador, designado por Distribution Transformer Controller - DTC (equipamento físico instalado no posto de transformação ou, na sua ausência, software de virtualização centralizado).

 

A EDP Distribuição pretende alargar o âmbito desta plataforma a todos os concelhos nos quais seja responsável pela implementação e manutenção do sistema de comando da iluminação pública, disponibilizando ao município, via portal dedicado, as funcionalidades e relatórios com este acordados. 

Encontram-se em fase de definição qual o conjunto de funcionalidades da Smart-IP que deverão ser efetivamente disponibilizadas aos municípios.