Inovação
Projeto InovGrid

A nossa sobrevivência no planeta depende da mudança - adaptar os nossos padrões de vida para uma maior sustentabilidade e menor consumo de recursos. Precisamos de um mundo novo, em que as energias mais limpas são geridas de uma maneira inteligente. A necessidade de novos modelos de geração de energia e de maior fiabilidade e qualidade do fornecimento está a mudar a forma como os clientes interagem com as redes elétricas. E a eficiência traz consigo benefícios para todos.

Para responder a esta nova era da energia, a EDP Distribuição lançou o InovGrid, um projeto inovador que dota a rede elétrica de informação e equipamentos inteligentes capazes de automatizar a gestão da energia, melhorando assim a qualidade do serviço - diminuem os custos e a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental crescem.

O projeto Inovgrid nasceu como iniciativa empresarial no Programa Distribuição 2010. Na fase inicial, estruturou-se como projeto de Investigação e Desenvolvimento (I&D), no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), tendo a EDP Distribuição formado um consórcio com vários parceiros para fazer o seu desenvolvimento. A implementação da solução base avançou por fases: pré-instalação em 2009/2010 em vários pontos do país para validações tecnológicas e de processos, seguida de instalação massiva em Évora em 2010/2011.

Évora, cidade Património Mundial da Humanidade, foi a primeira metrópole portuguesa a receber a rede inteligente de energia - Évora Inovcity. Os objetivos da intervenção em Évora, que abrange todos os consumidores do concelho, são avaliar o impacto do InovGrid, nomeadamente no que respeita aos benefícios para o consumidor e para as operações sobre a rede; ganhar experiência para o roll-out futuro; e dar visibilidade nacional e internacional ao projeto.

O âmbito alargado, o nível de integração e o cuidado na avaliação dos resultados são um elemento diferenciador do Inovgrid, recebendo um claro reconhecimento internacional: o projeto InovGrid foi selecionado entre 220 projetos de smart grids pelo Joint Research Centre da Comissão Europeia (JRC) e Eurelectric como o single case study  para teste e validação da Business Case Assessment Methodology (EPRI).

O InovGrid é o futuro da distribuição de energia em Portugal: um futuro energeticamente mais inteligente, mais eficiente, mais competitivo e mais responsável.

Estamos a centrar a nossa atenção em si, oferecendo novos serviços de valor acrescentado e a oportunidade de interagir com a nossa rede.

Com a liberalização dos mercados da eletricidade em crescimento, ficam cada vez mais patentes as vantagens que daí podem advir: em forma de tarifas mais flexíveis, novos produtos e serviços adaptados ao consumidor.

Com o InovGrid, o cliente pode analisar com mais detalhe os seus consumos, aproximando a oferta da procura da energia. Além de tudo isto, garante-se uma maior segurança no abastecimento, diversificando ainda mais as fontes renováveis e aumentando a capacidade de integração da geração distribuída no sistema - uma microprodução mais eficaz e mais fácil de controlar. Por fim, a própria renovação das redes e a sua operação fica mais fácil, já que a fiabilidade e a eficiência aumentam com a sua automação e controlo remoto.