Novos equipamentos
Energy Box

 

Os novos equipamentos são a ligação da casa dos portugueses à rede de distribuição inteligente. A Energy Box é um gestor de energia doméstico que faz muito mais do que contar energia, estando dotado da tecnologia necessária para apoio ao fornecimento de serviços de eletricidade, nomeadamente, na comunicação remota.

A EDP Distribuição tem agora um canal de comunicação bidirecional com o consumidor - um dispositivo inteligente de gestão de energia que substituirá gradualmente os atuais contadores, sejam pontos de consumo e/ou pontos de geração.

Com este equipamento, a EDP Distribuição fará remotamente todas as operações, como leituras, alterações de potência, configurações tarifárias, ligação, desligação. Este equipamento promove também a participação ativa do consumidor na gestão dos seus consumos, disponibilizando-lhe informação que se traduz em eficiência energética e menor custo.

Energy Box

Vídeo Energy Box

Com a telegestão, o consumidor pode:

  • conhecer melhor o seu padrão de consumo, o que lhe permitirá corrigir os seus hábitos menos eficientes e, consequentemente, reduzir a sua fatura de eletricidade;
  • conhecer as horas do dia em que mais consome e aquelas em que pode usar eletricidade a um preço mais favorável, passando a conseguir programar os seus eletrodomésticos para funcionarem nesses períodos;
  • ativar remotamente serviços, como alterações tarifárias e de potência contratada e saber que a EDP Distribuição deteta avarias elétricas na alimentação à sua casa de forma automática.

Além disso, o seu comercializador ou empresa de serviços energéticos poderá oferecer serviços e planos de preços permanentemente adaptados ao seu perfil e necessidades de consumo, bem como, acesso a soluções integradas de domótica para interagir com vários dispositivos de consumo doméstico.

Conheça os requisitos para se ligar à porta HAN. 

Energy Box - uma caixa inteligente

Para clientes

Os novos equipamentos vêm substituir o contador atual, trazendo inúmeras vantagens, uma vez que permitem o acesso a informação detalhada sobre o consumo. Assim, o consumidor pode conhecer as horas do dia em que mais consome e aquelas em que pode usar eletricidade a um preço mais favorável.

Esta informação vai permitir que a fatura de energia elétrica tenha por base consumos reais, recolhidos de forma automática e com periodicidade mensal.

Para seu conforto, o consumidor poderá realizar alterações contratuais de potência, ciclo ou tarifário, sem a necessidade de deslocação de pessoal especializado. O cliente poderá ainda consultar a análise do seu padrão de consumo ou fazer simulações de ciclos horários, sendo até possível a programação de avisos automáticos em função de parâmetros definidos por si.

Para microprodutores

Na integração com a microprodução, os novos equipamentos permitem a consulta de balanços energéticos da habitação, sendo possível ao cliente/microprodutor identificar, de forma simples, os períodos em que é consumidor e os que é produtor.

Para comercializadores

O comercializador ou empresa de serviços energéticos poderá oferecer aos seus clientes serviços e planos de preços permanentemente adaptados aos diversos perfis e necessidades de consumo, bem como acesso a soluções integradas de domótica para interagir com vários dispositivos de consumo doméstico.

Energy Box

Novos Equipamentos Certificados

Os novos equipamentos são certificados segundo a norma europeia EC Directive 2004/22/EC, referente a instrumentos de contagem de energia, atestado do seu grau de precisão e fiabilidade.