Veículos elétricos
Os veículos elétricos fazem parte do futuro

 

Tipos de veículos elétricos existentes

Veículo elétrico (a baterias)

Veículo que utiliza um ou mais motores elétricos para se deslocar. Estes são alimentados por energia armazenada nas baterias, que podem ser carregadas através de um ponto de carregamento exterior ou da travagem regenerativa. Por norma, as baterias utilizadas neste tipo de veículos têm uma capacidade superior às dos veículos elétricos híbridos e híbridos plug-in.

Veículo elétrico híbrido

Veículo que combina um motor de combustão com um sistema de propulsão elétrico. A presença do sistema elétrico tem como objetivo obter poupanças de combustível relativamente às de um veículo que só contém um motor de combustão interno. O carregamento das baterias é efetuado através da travagem regenerativa ou do motor tradicional. Estes veículos necessitam de combustíveis fósseis para funcionarem.

Veículo elétrico híbrido plug-in

Veículo elétrico híbrido no qual a bateria pode ser recarregada através de um ponto de carregamento exterior. Para além disto, tem a funcionalidade de recarregar as baterias através dos métodos utilizados nos veículos elétricos híbridos. A possibilidade de carregar a bateria através de um ponto de carregamento exterior permite que estes veículos possam ser utilizados sem recurso a combustíveis fósseis, ainda que com uma autonomia elétrica bastante limitada.

 

Como funciona um veículo 100% elétrico?

Depois de serem ligados a um posto de carregamento ou uma tomada, estes veículos armazenam energia nas baterias, que será depois utilizada pelo motor (ou motores) elétrico. O tempo de carregamento depende da sua capacidade de armazenamento, da potência que o veículo elétrico é capaz de receber e da potência que é disponibilizada pelo posto de abastecimento. Já a autonomia do automóvel depende da capacidade das baterias, da potência do motor e do estilo de condução.
 

Uma forma inovadora, simples, sem emissões e económica de se deslocar

Muitos são os benefícios proporcionados pela utilização de um carro elétrico.

Saiba mais sobre as suas vantagens.

/sites/edd/files/mobilidade_electrica_5.jpg

Experiência inovadora

Um veículo 100% elétrico é silencioso e não possui caixa de velocidades nem embraiagem, o que torna a sua condução mais fácil e confortável. Este tipo de carros tem ainda uma maior capacidade de aceleração, uma vez que a potência máxima do motor está disponível no arranque.
 

Menores custos de utilização e manutenção

Menor custo de energia por distância percorrida, consumindo cerca de 15 kWh a cada 100 km (~2,5€ em tomada) – valor inferior a 50% do equivalente a diesel e gasolina. Este consumo, assim como a autonomia, variam consoante o veículo utilizado, estilo de condução, temperatura, entre outros.

 

Mais ecológicos

A pegada ambiental dos carros elétricos é uma das suas principais caraterísticas, visto que tem emissões nulas de CO2 na sua utilização.

 

Comodidade

Pode carregar o carro onde lhe for mais conveniente. Seja no escritório enquanto está a trabalhar, no parque de estacionamento do supermercado, num posto de carregamento na via pública, ou até mesmo na comodidade da sua casa.

 

Incentivos financeiros

Existem atualmente incentivos do governo para a aquisição de veículos elétricos:

  • Incentivo de €2.250 para aquisição aos primeiros mil veículos elétricos (Orçamento de Estado 2019);
  • No caso dos veículos híbridos plug-in com uma autonomia elétrica igual ou superior a 25km, existe uma redução de 75% no valor a pagar pelo imposto sobre veículos;
  • No caso dos carros 100% elétricos, o comprador está isento do imposto sobre veículos e do imposto único de circulação;
  • Desconto de tarifas de estacionamento em muitas cidades;
  • As empresas beneficiam ainda da isenção de tributação autónoma e dedução do IVA. Saiba mais aqui.
Veja Tudo Feche Tudo
Carregamento de veículos elétricos
Veículos elétricos - Onde pode carregar?

Casa: Carregue o seu carro na comodidade da sua casa.

Trabalho: Aproveite o tempo que passa a trabalhar para carregar o seu veículo.

Via pública: Pode ainda carregar o seu veículo nos postos de carregamento existentes na via pública.

Outros: Existem muitos estabelecimentos, como restaurantes, hotéis e centros comerciais, que oferecem a possibilidade de carregar o seu veículo elétrico.

Veículos elétricos - Como carregar?

Casa/Trabalho/Outros (Condomínios residenciais, parques de estacionamento, espaços privados)

Para efetuar o carregamento numa tomada convencional, é normalmente usado um cabo fornecido pelo fabricante do veículo elétrico. Por norma, a potência deste tipo de carregamento é de 2,3kW. Isto significa que são precisas cerca de seis horas para efetuar um carregamento equivalente a 100 km de autonomia.

No caso das wallboxes - um posto de carregamento doméstico - o cabo pode ser fornecido pelo fabricante do veículo elétrico ou estar integrado na wallbox. A potência deste tipo de carregamentos pode ser entre 3,7kW e 22kW. Nestes postos de carregamento doméstico são necessários entre 45 minutos e quatro horas para efetuar um carregamento equivalente a 100 km de autonomia.

Tomadas:

Schuko (instalação)

Mennekes (wallbox/VE)

 

Via pública - Postos de carregamento

Existem dois tipos de postos de carregamento: postos de carregamento normais (PCN) e postos de carregamento rápidos (PCR).

Habitualmente, os postos de carregamento normais disponibilizam tomadas do Mennekes e potências de carregamentos entre os 3,7kW e os 22kW. Nestes, é efetuado em corrente alternada e são necessários entre 45 minutos e quatro horas para efetuar um carregamento equivalente a 100 km de autonomia.

No caso dos postos de carregamento rápidos, caraterizados por potências de carregamento superiores a 22kW, o abastecimento pode ser feito em corrente alternada ou contínua. Neste caso, são utilizadas tomadas do tipo CHAdeMO ou CCS que possuem sempre um cabo de carregamento integrado. Dependendo do tipo de bateria e veículo elétrico, um carregamento equivalente a 100 quilómetros de autonomia demora cerca de 20 minutos a efetuar.

Tomadas:

CHAdeMO

CCS (COMBO)