Posicionamento
Somos a rede que suporta uma nova mobilidade

 

A rede de distribuição de eletricidade é crucial para o crescimento da mobilidade elétrica. A EDP Distribuição pretende estar na linha da frente a apoiar este movimento. Para tal, desenvolvemos soluções de redes inteligentes que representam um crescimento sustentável e eficiente da mobilidade elétrica.

 

Até 2030 vamos…

 Substituir a frota ligeira da EDP Distribuição por veículos elétricos, o que evita a emissão de 5000 toneladas de CO2;

 Monitorizar a evolução da mobilidade elétrica e dos seus impactos na rede;

 Promover o carregamento inteligente, apoiando o desenvolvimento das opções tecnológicas, regulatórias e comerciais necessárias;

 Fomentar o crescimento do ecossistema da mobilidade elétrica.

 

Que impacto terá a mobilidade elétrica na rede de distribuição?

O crescimento da mobilidade elétrica representa o reforço do papel do Operador de Rede de Distribuição (ORD) e da rede de distribuição, uma vez que os veículos elétricos dependem da existência de uma infraestrutura de carregamento, o que, num cenário de maior penetração de veículos elétricos, levará o ORD a assumir um papel muito relevante enquanto operador das redes locais, facilitador de mercado e gestor de dados de consumo.

 

Como vamos responder a estas alterações?

Vamos garantir sempre o fornecimento de eletricidade sem perturbações. Vamos apostar em soluções de carregamento inteligente para evitar investimentos elevados e o recurso a energias não renováveis, nunca esquecendo as questões de cibersegurança.

 

Smart Charging

O Smart Charging pressupõe a existência de uma gestão inteligente do carregamento com base nas condições da rede e de acordo com as necessidades do proprietário do veículo. A utilização deste tipo de carregamento tem como objetivo maximizar a utilização da rede e evitar investimentos no seu reforço, com benefícios para todos os clientes.

Vehicle to Grid

O Vehicle to Grid é uma tecnologia em desenvolvimento que pretende entregar energia do veículo para a rede elétrica. Isto permitirá utilizar a energia armazenada nas baterias dos veículos para consumo ou serviços à rede. Esta invenção posiciona o veículo elétrico como um ativo relevante na sociedade do futuro, permitindo reduzir o investimento na rede elétrica, adicionando flexibilidade à rede de distribuição e maximizando a sua utilização.

Segurança da rede elétrica

Garantir a segurança das infraestruturas de carregamento de veículos elétricos

A Rede Europeia de Segurança Cibernética (ENCS) e a Associação Europeia de Operadores de Sistemas de Distribuição (E.DSO) definiram um conjunto de requisitos para garantir a segurança das infraestruturas de carregamento de veículos elétricos. O objetivo passa por proteger a rede elétrica de possíveis hackers que possam causar um apagão através de carregadores de veículos elétricos mal protegidos.

Veja Tudo Feche Tudo
Porque razão devo investir num posto de carregamento de veículos elétricos (PCVE)?

A instalação e disponibilização para uso público e/ou privado pode proporcionar muitos benefícios. Estes serão distintos para edifícios residenciais, via pública, escritórios ou superfícies comerciais, dependendo dos valores, objetivos traçados por cada interessado e as características do local onde o posto de carregamento será instalado.

Algumas das razões e benefícios que os interessados podem e devem considerar:

  • Atração e retenção de clientes;
  • Reconhecimento corporativo e da marca;
  • Atração e retenção de funcionários e colaboradores;
  • Melhoria da saúde pública;
  • Divulgação de produtos e serviços;
  • Redução das despesas de abastecimento e manutenção de frotas de veículos;
  • Geração de receitas decorrentes de taxa de estacionamento e outros serviços;
  • Geração de receitas decorrentes da operação do posto de carregamento de veículos elétricos;
  • Créditos decorrentes da redução das emissões de carbono.

Regras de ligação de um posto de carregamento de veículos elétricos

Quer saber mais sobre o processo de ligação à rede de um posto de carregamento de veículos elétricos? Consulte o Manual de Ligações à rede.

 

Regulamentação técnica de postos de carregamento de veículos elétricos

Conheça a regulamentação técnica associada às instalações com postos de carregamento de veículos elétricos:

  • Guia técnico das instalações elétricas para a alimentação de veículos elétricos - documento de caráter informativo e orientador, destina-se a fornecer indicações para a conceção, projeto e execução das instalações elétricas para a alimentação de veículos elétricos;

  • Portaria n.º252/2015 - procede à alteração da Portaria n.º 949-A/2006, de 11 de setembro, que aprovou as Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão (RTIEBT);

  • Portaria n.º220/2016 - estabelece as potências mínimas e as regras técnicas a que devem satisfazer as instalações de carregamento de veículos elétricos em edifícios e outras operações urbanísticas;

  • Portaria n.º221/2016 - estabelece as regras, em matéria técnica e de segurança, aplicáveis à instalação e ao funcionamento dos pontos de carregamento de baterias de veículos elétricos.

 

Legislação responsável pelo enquadramento da mobilidade elétrica em Portugal

  • Regulamento n.º879/2015 - regulamento da Mobilidade Elétrica para as atividades reguladas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE);

  • Portaria n.º241/2015 - estabelece os requisitos técnicos a que fica sujeita a atribuição de licença para o exercício da atividade de operação de pontos de carregamento da rede de mobilidade elétrica, bem como algumas regras procedimentais aplicáveis à instrução do respetivo requerimento;

  • Portaria n.º222/2016 - estabelece os termos aplicáveis às licenças de utilização privativa do domínio público, para a instalação de pontos de carregamento de baterias de veículos elétricos em local público de acesso público no domínio público.