Portugal
O crescimento da mobilidade elétrica

A mobilidade elétrica em Portugal tem registado um grande crescimento e está previsto um aumento ainda mais significativo nos próximos cinco a 10 anos. Há muitas vantagens no crescimento da mobilidade elétrica, incluindo: a descarbonização da economia, a redução da dependência energética, a diminuição da pegada ecológica e do ruído e o aumento da eficiência energética dos transportes.

O regime e as competências atribuídas a cada um dos agentes da rede de mobilidade elétrica foram estabelecidas pelo Decreto-Lei n.º 90/2014, de 11 de junho, que tem como propósito promover concorrência das atividades de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica e de operação de postos de carregamento.

Este regulamento organiza ainda as atividades relacionadas com a disponibilização, exploração e utilização dos postos públicos de carregamento de veículos elétricos e estimula a sua integração em espaços privados com a rede de mobilidade elétrica.

Veja Tudo Feche Tudo
Ecossistema da mobilidade elétrica
Comercializador de energia para mobilidade elétrica – CEME

Competências

● Compra energia a grosso ao comercializador do setor elétrico (CSE) e vende-a a retalho aos utilizadores de veículos elétricos (UVE) que pretendem carregar as baterias num dos postos integrados na rede de mobilidade elétrica.

Atividades

● Contratam com o utilizador de veículo elétrico a tarifa pela qual a energia elétrica será fornecida, recebendo o valor correspondente à eletricidade utilizada no carregamento e à tarifa devida ao operador do posto de carregamento;

● Estabelece com os operadores dos postos de carregamento as relações necessárias para assegurar o acesso dos condutores deste tipo de veículos aos postos de carregamento;

● Recebe da Sociedade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (Mobi.E) a informação do volume de energia utilizado num determinado carregamento;

● Transfere ao operador do posto de carregamento a tarifa de sua competência;

● Transfere à Sociedade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (Mobi.E) a tarifa de sua competência;

● Paga o valor correspondente à energia utilizada nos carregamentos feitos pelos utilizadores de veículos elétricos e às tarifas de acesso às redes de distribuição e transmissão ao comercializador do setor elétrico.

Operador dos postos de carregamento - OPC

Competências

● Gere os postos de carregamento da rede de mobilidade elétrica, realizando a instalação, disponibilização, exploração e manutenção de postos de carregamento (de acesso público ou privado) integrados na rede de mobilidade elétrica.

Atividades

● Contrata, junto do comercializador do setor elétrico, a disponibilização de energia elétrica nos postos de carregamento deste tipo de veículos;

● Informa a Sociedade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (Mobi.E) sobre os carregamentos efetuados em cada um dos postos de carregamento dos veículos elétricos;

● Transfere à Sociedade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (Mobi.E) a tarifa de sua competência;

● Paga ao comercializador do setor elétrico a energia utilizada em autoconsumo pelo posto de carregamento e as tarifas de acesso às redes de distribuição e transmissão.

Entidade gestora da rede de mobilidade elétrica (Mobi.E) – EGME

Competências

● Gere as operações da rede de mobilidade elétrica, quer no que diz respeito aos fluxos energéticos e financeiros associados às operações da rede de mobilidade elétrica, quer na respetiva plataforma.

Atividades:

● Informa o comercializador sobre o volume energético disponibilizado por um operador num determinado carregamento;

● Recebe do operador do posto de carregamento as informações dos carregamentos feitos em cada um dos postos de carregamento de veículos elétricos;

● Avalia as operações da rede e decide a eventual relocalização dos postos de carregamento de veículos elétricos da rede piloto.

Consulte o site da Mobi.E.

Interação entre os diferentes elementos existentes no ecossistema da mobilidade elétrica em Portugal.

Ligar um posto de carregamento

Ligar um posto de carregamento de veículos elétricos à rede elétrica

Descubra o que fazer caso queira ligar um posto de carregamento à rede elétrica.