Portugal
O crescimento da mobilidade elétrica

A mobilidade elétrica em Portugal tem registado um grande crescimento e está previsto um aumento ainda mais significativo nos próximos cinco a 10 anos. Há muitas vantagens no crescimento da mobilidade elétrica, incluindo: a descarbonização da economia, a redução da dependência energética, a diminuição da pegada ecológica e do ruído e o aumento da eficiência energética dos transportes.

O regime e as competências atribuídas a cada um dos agentes da rede de mobilidade elétrica foram estabelecidas pelo Decreto-Lei n.º 90/2014, de 11 de junho, que tem como propósito promover concorrência das atividades de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica e de operação de postos de carregamento.

Este regulamento organiza ainda as atividades relacionadas com a disponibilização, exploração e utilização dos postos públicos de carregamento de veículos elétricos e estimula a sua integração em espaços privados com a rede de mobilidade elétrica.

Veja Tudo Feche Tudo
Ecossistema da mobilidade elétrica
Operador da Rede de Distribuição - ORD - EDP Distribuição

Competências

  • A EDP Distribuição enquanto ORD é responsável por ligar todos os locais de consumo à rede de distribuição, garantido a segurança e fiabilidade da rede para fornecimento de energia a todos os clientes. No caso da ME os locais de consumo correspondem aos postos de carregamento para VE ou instalações que contenham postos de carregamento para VE ligados à rede de ME.

Atividades

  • Liga os locais de consumo à rede de distribuição.
  • A coexistência de vários comercializadores em simultâneo num mesmo ponto de entrega físico da rede implica a existência de trocas de informação entre Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (Mobi.E) e o ORD. Assim, a EDP Distribuição enquanto ORD disponibiliza à EGME os consumos agregados de cada ponto de entrega onde estão ligado postos de carregamento de VE integrados na rede de mobilidade elétrica.

 

Interação entre os diferentes elementos existentes no ecossistema da mobilidade elétrica em Portugal.

    Comercializador de energia para mobilidade elétrica – CEME

    Competências

    ● Compra energia a grosso ao comercializador do setor elétrico (CSE) e vende-a a retalho aos utilizadores de veículos elétricos (UVE) que pretendem carregar as baterias num dos postos integrados na rede de mobilidade elétrica.

    Atividades

    ● Contratam com o utilizador de veículo elétrico a tarifa pela qual a energia elétrica será fornecida, recebendo o valor correspondente à eletricidade utilizada no carregamento e à tarifa devida ao operador do posto de carregamento;

    ● Estabelece com os operadores dos postos de carregamento as relações necessárias para assegurar o acesso dos condutores deste tipo de veículos aos postos de carregamento;

    ● Recebe da Sociedade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (Mobi.E) a informação do volume de energia utilizado num determinado carregamento;

    ● Transfere ao operador do posto de carregamento a tarifa de sua competência;

    ● Transfere à Sociedade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (Mobi.E) a tarifa de sua competência;

    ● Paga o valor correspondente à energia utilizada nos carregamentos feitos pelos utilizadores de veículos elétricos e às tarifas de acesso às redes de distribuição e transmissão ao comercializador do setor elétrico.

    Operador dos postos de carregamento - OPC

    Competências

    ● Gere os postos de carregamento da rede de mobilidade elétrica, realizando a instalação, disponibilização, exploração e manutenção de postos de carregamento (de acesso público ou privado) integrados na rede de mobilidade elétrica.

    Atividades

    ● Contrata, junto do comercializador do setor elétrico, a disponibilização de energia elétrica nos postos de carregamento deste tipo de veículos;

    ● Informa a Sociedade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (Mobi.E) sobre os carregamentos efetuados em cada um dos postos de carregamento dos veículos elétricos;

    ● Transfere à Sociedade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (Mobi.E) a tarifa de sua competência;

    ● Paga ao comercializador do setor elétrico a energia utilizada em autoconsumo pelo posto de carregamento e as tarifas de acesso às redes de distribuição e transmissão.

    Entidade gestora da rede de mobilidade elétrica (Mobi.E) – EGME

    Competências

    ● Gere as operações da rede de mobilidade elétrica, quer no que diz respeito aos fluxos energéticos e financeiros associados às operações da rede de mobilidade elétrica, quer na respetiva plataforma.

    Atividades:

    ● Informa o comercializador sobre o volume energético disponibilizado por um operador num determinado carregamento;

    ● Recebe do operador do posto de carregamento as informações dos carregamentos feitos em cada um dos postos de carregamento de veículos elétricos;

    ● Avalia as operações da rede e decide a eventual relocalização dos postos de carregamento de veículos elétricos da rede piloto.

    Consulte o site da Mobi.E.

    Interação entre os diferentes elementos existentes no ecossistema da mobilidade elétrica em Portugal.

    Ligar um posto de carregamento

    Ligar um posto de carregamento de veículos elétricos à rede elétrica

    Descubra o que fazer caso queira ligar um posto de carregamento à rede elétrica.