Veículos eléctricos
Ligar Postos de Carregamento de Veículos Elétricos

 

Um Posto de Carregamento de Veículos Elétricos (PCVE) pode ser instalado em espaço privado (Casa/Trabalho/Condomínio Residencial/Parques de Estacionamento) ou em espaço público (Via Pública).

A ligação de um PCVE em espaço público requer um pedido de ligação à rede, sendo que, no caso de ligação de um PCVE em espaço privado poderão ocorrer os seguintes casos:
Espaço não dispõe de ligação à rede, pelo que será necessário realizar um pedido de ligação à rede;
Espaço está inserido dentro de uma instalação de utilização, com ligação à rede e com disponibilidade para a instalação do PCVE, pelo que não será necessário qualquer alteração do lado da rede;
Espaço está inserido dentro de uma instalação de utilização, com ligação à rede e sem disponibilidade para a instalação do PCVE, pelo que será necessário realizar um pedido de ligação à rede para aumento de potência.

Para além da ligação à rede elétrica, qualquer PCVE a ser instalado em espaço público, ou deliberadamente integrado na rede de mobilidade elétrica, deve respeitar o indicado na legislação em vigor. Para mais informação sobre a rede de mobilidade elétrica, informe-se junto da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (Mobi.e).

Ligação BT

Baixa Tensão

Faça o seu pedido para um ligação de baixa tensão ou aumento de potência. Para ligação de PCVE em locais públicos, normalmente adequado para carregadores lentos, ou em locais privados residenciais ou já ligados em baixa tensão.
Ligação Baixa Tensão
Simulador

Simulação

Simule o valor do orçamento para ligação à rede de baixa tensão. A EDP Distribuição disponibiliza um simulador para o ajudar a perceber qual o custo estimado para a ligação da sua empresa à rede de baixa tensão.

Ligação MT

Condições de ligação

Faça um pedido de ligação da sua instalação em média tensão (MT). Para ligação de PCVE em locais públicos, normalmente adequado para carregadores rápidos, ou em locais privados não residenciais para carregamento de vários veículos elétricos (frotas) ou já ligados em média tensão. Para iniciar o processo de ligação da sua instalação em média tensão (MT), é necessário avaliar previamente se estão reunidas as condições técnicas de alimentação. Para tal será necessário um pedido de condições de ligação à rede, que poderá efetuar através do preenchimento do formulário disponível. Após a análise do pedido receberá informação sobre os próximos passos
Ligação Média Tensão
Contactos Agendar Loja

Simulação

Simule o valor do orçamento para ligação à rede de média tensão. A EDP Distribuição disponibiliza um simulador para o ajudar a perceber qual o custo estimado para a ligação da sua empresa à rede de média tensão.

Manual de Ligações

Um guia de boas práticas na ligação à rede elétrica de serviço público em todos os níves de tensão

A EDP Distribuição disponibiliza um Manual que dá a conhecer os principais procedimentos da ligação de instalações de serviço particular à rede de distribuição pública, esclarecendo todas as suas eventuais dúvidas.

Regras de ligação de um posto de carregamento de veículos elétricos

Quer saber mais sobre o processo de ligação à rede de um posto de carregamento de veículos elétricos? Consulte o Manual de Ligações à rede.

 

Regulamentação técnica de postos de carregamento de veículos elétricos

Conheça a regulamentação técnica associada às instalações com postos de carregamento de veículos elétricos:

  • Guia técnico das instalações elétricas para a alimentação de veículos elétricos - documento de caráter informativo e orientador, destina-se a fornecer indicações para a conceção, projeto e execução das instalações elétricas para a alimentação de veículos elétricos;

  • Portaria n.º252/2015 - procede à alteração da Portaria n.º 949-A/2006, de 11 de setembro, que aprovou as Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão (RTIEBT);

  • Portaria n.º220/2016 - estabelece as potências mínimas e as regras técnicas a que devem satisfazer as instalações de carregamento de veículos elétricos em edifícios e outras operações urbanísticas;

  • Portaria n.º221/2016 - estabelece as regras, em matéria técnica e de segurança, aplicáveis à instalação e ao funcionamento dos pontos de carregamento de baterias de veículos elétricos.

 

Legislação responsável pelo enquadramento da mobilidade elétrica em Portugal

  • Regulamento n.º879/2015 - regulamento da Mobilidade Elétrica para as atividades reguladas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE);

  • Portaria n.º241/2015 - estabelece os requisitos técnicos a que fica sujeita a atribuição de licença para o exercício da atividade de operação de pontos de carregamento da rede de mobilidade elétrica, bem como algumas regras procedimentais aplicáveis à instrução do respetivo requerimento;

  • Portaria n.º222/2016 - estabelece os termos aplicáveis às licenças de utilização privativa do domínio público, para a instalação de pontos de carregamento de baterias de veículos elétricos em local público de acesso público no domínio público.