Serviços
Equipamento de Medição Inteligente/EDP Box

 

Operações Remotas


Para os equipamentos de medição inteligentes integrados nas redes inteligentes existe a possibilidade de realizar operações de forma remota, nomeadamente, de âmbito operacional como a ativação e desativação do fornecimento de energia ou a realização de algumas das visitas combinadas com o cliente, ou de âmbito contratual como a alteração da potência contratada ou de parâmetros tarifários e restabelecimento de fornecimento.

 

Ativação e desativação remotas do fornecimento de energia


A ativação ou desativação do fornecimento de energia em que não seja necessária a deslocação ao local, será executado de forma remota.
O serviço deve ser executado no prazo máximo de 24 horas, a contar do momento da receção da solicitação do comercializador caso o cliente não tenha indicado data preferencial, ou partir da hora e data preferencial indicada pelo cliente ao comercializador.
Caso o seja solicitada urgência na realização do serviço, o mesmo deve ser executado no prazo máximo de 3 horas após da receção da solicitação do comercializador.
Se o serviço remoto não for executado com sucesso nos prazos máximos previstos, o cliente será informado pela EDP Distribuição ou pelo seu comercializador, em 24 horas, que pode agendar uma visita ao seu local de consumo para realização da ativação ou desativação do fornecimento de energia.

 

Gestão de visitas combinadas


Sempre que seja possível cumprir as obrigações nos termos previstos no Regulamento de Qualidade e Serviço, as visitas combinadas serão realizadas remotamente. 
As ações remotas, em substituição de visitas combinadas, devem ser realizadas nos seguintes prazos:
a)    Num intervalo de tempo máximo de 24 horas, a contar a partir da hora e data acordada com o cliente, caso não seja necessária a presença do cliente no local de consumo;
b)    Num intervalo de tempo máximo de 60 minutos, a contar a partir da hora e data acordada com o cliente, caso seja necessária a presença do cliente no local de consumo durante a atuação remota na instalação.

 

Alteração de potência contratada ou ciclos/paramêtros tarifários


Os pedidos feitos pelo comercializador para alteração da potência contratada ou dos ciclos/parâmetros tarifários das instalações integradas em redes inteligentes serão realizados de forma remota.
O serviço deve ser executado no prazo máximo de 24 horas, após a receção da solicitação do comercializador caso o cliente não tenha indicado data preferencial, ou partir da hora e data preferencial indicada pelo cliente ao comercializador.
Se o serviço remoto não for executado nos prazos máximos previstos, o cliente será informado pela EDP Distribuição ou pelo seu comercializador, em 24 horas, que pode agendar uma visita ao seu local de consumo para realização das alterações solicitadas ou pode optar por uma nova tentativa de execução do serviço remotamente.

 

Restabelecimento do fornecimento de energia após a sua interrupção por facto imputável ao cliente (pedidos via comercializador)

 

A aplicação deste serviço considera-se apenas nas situações em que as interrupções por facto imputável ao cliente foram solicitadas pelo comercializador.
Nas situações em que seja possível realizar remotamente o restabelecimento do fornecimento de energia, este será realizado nos seguintes prazos:
a)    3 horas para restabelecimentos urgentes, conforme definido no Regulamento de Qualidade de Serviço;
b)    6 horas para os restantes restabelecimentos.
Decorridos o prazo máximo previstos, e caso não seja possível realizar o restabelecimento remoto, são aplicáveis os prazos e procedimentos previstos no artigo 85° do Regulamento da Qualidade de Serviço, com início na data de solicitação do comercializador.