Eletrificação dos transportes

Descarbonização em Portugal

Portugal é um dos países europeus que conta com uma maior integração de fontes de energia renovável, o que significa que a eletrificação dos transportes representa uma grande oportunidade de descarbonização.

 

Em 2016, o setor dos transportes foi responsável por 24,7% das emissões de gases de efeito de estufa no nosso país. Trata-se do único segmento económico onde as emissões têm registado um aumento significativo. Em apenas 26 anos, entre 1990 e 2016, houve um aumento de 62% neste campo.

No entanto, Portugal é um dos países europeus com maior integração de fontes de energia renovável. Dados relativos a 2016 indicam uma incorporação de 65%, sendo que a média europeia se fixa nos 30%. Assim sendo, a eletrificação dos transportes representa uma oportunidade de descarbonização com um potencial bastante superior ao de muitos outros Estados da Europa.

Zero emissões

Zero emissões de CO₂ e zero poluição

Ao contrário dos carros convencionais, os veículos elétricos não emitem gases com efeitos estufa ou nocivos para a saúde humana. Assim, ao optar por um veículo elétrico, está a contribuir para a redução da poluição e para uma sociedade mais saudável.