Leituras
Comunicar leituras

Veja Tudo Feche Tudo
Comunicar leituras
A quem pode comunicar a leitura do contador?

Poderá comunicar as suas leituras à EDP Distribuição ou ao seu comercializador de eletricidade.

Quais são os meios disponíveis para a comunicar a sua leitura?

1.     Formulário online de envio de leituras, nesta página

2.     APP da EDP Distribuição (disponível para Android e IOS)

3.     Linha de Leituras EDP Distribuição 800 507 507 (todos os dias, chamada grátis)

Como ler o contador?

Contadores inteligentes

Para fazer a leitura do seu consumo de energia, esteja atento à informação sequencial e automática mostrada no visor do equipamento ou, se preferir, pode fazê-lo manualmente pressionando brevemente o botão de controlo.

 

Consulte os códigos abaixo apresentados e tome nota dos seus consumos: 

Código 1.8.1 - Consumo em horas de vazio

Código 1.8.2 – Consumo em horas de ponta

Código 1.8.3 – Consumo em horas de cheias  

 

Se tiver dúvidas pode: 

1.        assistir ao vídeo;

2.        consultar o folheto informativo. 

 

Restantes contadores

Verifique aqui qual a marca e modelo do contador e siga os passos indicados no vídeo.

Os leitores da EDP Distribuição podem entrar na minha propriedade para ler o contador (exterior sem acesso)?

Se o contador de energia não está acessível ao leitor, deve facultar o acesso.

Se não o fizer, após uma ausência de leitura prolongada, entraremos em contato consigo para que nos dê uma leitura ou agendaremos uma visita para a realização de uma leitura extraordinária.

Se se mantiver a dificuldade do acesso ao contador, poderemos proceder à interrupção do fornecimento de energia elétrica, conforme previsto na regulamentação.

Com que frequência os leitores da EDP Distribuição vêm ler o contador?

As equipas de leitores ao serviço da EDP Distribuição fazem leituras trimestralmente

O que devo fazer se o leitor passou e não teve acesso ao contador?

Pode comunicar a sua leitura aqui nesta página, usando a APP EDP Distribuição (disponível para Android e IOS) ou se preferir poderá ligar para a Linha de Leituras EDP Distribuição 800 507 507 (todos os dias, chamada grátis).

A deslocação para ler o contador tem custos?

A leitura em roteiro normal, efetuada pelos leitores ao serviço da EDP Distribuição com frequência trimestral, não tem qualquer custo para o cliente.

No entanto, se não for possível o acesso ao contador durante um período alargado, a EDP Distribuição pode realizar uma leitura extraordinária com custos para o cliente, conforme definido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

 

Atualmente este custo é de €6,63 (acresce IVA à taxa legal), conforme definido no Regulamento das Relações Comerciais (RRC) e será incluído na fatura de energia elétrica a emitir pelo seu comercializador.

O fornecimento de energia pode ser interrompido por falta de leitura?

De acordo com os artigos 75.º e 269.º do Regulamento de Relações Comerciais, o fornecimento pode ser interrompido com notificação prévia. Trata-se de uma situação de último recurso e que só se aplica em casos em que não seja facultado o acesso ao leitor repetidamente.

O que devo fazer se receber uma comunicação com a marcação de uma leitura extraordinária?

Nesta situação deverá comunicar-nos uma leitura até à data referida na comunicação que recebeu.

 

Se continuarmos a não receber qualquer leitura iremos deslocar-nos até à sua instalação na data e horas indicadas na comunicação por si recebida. Nesta deslocação é indispensável a sua presença ou de alguém que o represente para facilitar o acesso ao contador.

 

Poderá alterar esta data através do 808 100 100 (das 8h às 22h - dias úteis - custo chamada local) num prazo máximo de 10 dias a contar da data da presente comunicação.

 

Se não conseguirmos obter qualquer leitura do contador no prazo de 30 dias após a data de envio da comunicação recebida o fornecimento de energia elétrica será interrompido.

Para que o fornecimento seja de novo retomado é obrigatória a obtenção de uma leitura e terá de pagar o valor das despesas relativas ao corte e restabelecimento que poderão variar entre €22,38 e €108,68 (acresce IVA à taxa legal), de acordo com os meios utilizados para a sua interrupção, valor que será incluído na fatura de eletricidade do seu comercializador.

O que devo fazer em caso de avaria do contador?

Se entender que o contador apresenta alguma anomalia de funcionamento informe-nos através do formulário.

SEMPRE QUE A EDP DISTRIBUIÇÃO ENTENDA QUE HÁ NECESSIDADE TÉCNICA DE SUBSTITUIÇÃO DE CONTADOR, PODE FAZÊ-LO?

Os contadores são da propriedade EDP Distribuição, sendo por isso da sua responsabilidade a decisão de os substituir. Nos casos em que não exista acesso direto ao contador, o cliente deverá sempre facultar o acesso. 

A EDP Distribuição pode substituir o contador sem a minha autorização?

Os contadores são da propriedade EDP Distribuição, sendo por isso da sua responsabilidade a decisão de os substituir. Nos casos em que não exista acesso direto ao contador, o cliente deverá sempre facultar o acesso. 

Se comunicar a leitura, mas nesse mesmo período o leitor também fizer a recolha dos dados, qual das duas leituras é considerada?

Vai ser considerada aleitura validada mais recente.

Posso solicitar uma leitura extraordinária?

Poderá fazê-lo aqui. A leitura extraordinária tem um custo associado

Não concordo com a leitura que fizeram do contador. O que posso fazer?

Se verificar que as leituras obtidas, e descritas na sua fatura, não estão de acordo com o que está registado no contador pode informar-nos dessa situação aqui, ou contactar o seu comercializador de energia.

Leituras
App EDP Distribuição

Sabia que através da app EDP Distribuição pode comunicar as suas leituras? Faça já o download e veja como é simples.

/sites/edd/files/2019-02/app%20EDP%20%281%29_0.png