Notícias
EDP Distribuição distinguida nos prémios Portugal Digital Awards 2020

PREDICTIVE GRID foi o projeto vencedor na categoria best future of intelligence project e best energy & utilities project

O projeto PREDICTIVE GRID, da Direção Gestão Operação Sistema (DGOS), foi vencedor na categoria de best future of intelligence project e best energy & utilities project dos prémios Portugal Digital Awards 2020, numa cerimónia que decorreu em formato digital e presencial.  A entrega dos prémios e a discussão do painel foi feita de forma presencial, no salão Preto e Prata do Casino do Estoril, e contou com a presença de João Torres, Presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição.

Estes prémios distinguem os projetos mais relevantes, de todo o país, na área da transformação digital.

A Empresa concorreu com três projetos:

  • MOVE – finalista da categoria best future of operations project
  • PREDICTIVE GRID – finalista e vencedor da categoria best future of intelligence project e best energy & utilities project.
  • ANALYTICS4ASSETS.  

O IMOVE é uma nova plataforma de mobilidade da EDP Distribuição, que suporta toda a atividade no terreno de cerca de 3500 equipas, que estão dispersas por todo o país. Estas executam cerca de 60.000 operações diárias no terreno, tanto na área de gestão de ativos, como na área de gestão técnico-comercial.

O PREDICTIVE GRID é um projeto de inteligência artificial de previsão do nível de severidade por zona geográfica, do impacto de fenómenos atmosféricos na rede, tendo por base a previsão meteorológica e as características da infraestrutura elétrica.

O ANALYTICS4ASSETS é um projeto de desenvolvimento de modelos preditivos avançados para antecipação de problemas em ativos e planeamento e otimização de investimento de acordo com o índice de saúde dos ativos e sua probabilidade de falha.

Esta edição foi a mais concorrida de sempre, contando com cerca de 350 candidaturas. De realçar que a EDP Distribuição pertence a um restrito leque de apenas quatro empresas que conseguiram apresentar mais do que um projeto na final. Para além da EDP Distribuição, só a Galp, Sonae MC e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde apresentaram dois projetos cada.

Esta distinção é um reconhecimento do importante papel que a EDP Distribuição desempenha no sistema elétrico nacional, reforçando o excelente trabalho de toda a empresa neste processo de transformação digital.