Notícias
EDP Distribuição e Direção Geral da Educação criam ACADEMIA DIGITAL PARA PAIS

Um projeto de literacia digital para reduzir o impacto da pandemia e combater a exclusão social.

                     

A EDP Distribuição em parceria com a Direção Geral da Educação desenvolveu um projeto de literacia digital para dar aos pais e encarregados de educação competências digitais básicas, preparando-os para apoiar os filhos e seus educandos no ensino à distância e ainda para ensinar a usar a internet para procurar informação, emprego e consultar outros serviços. A Academia é um projeto de literacia digital destinado a reduzir o impacto da pandemia nas famílias e combater a exclusão social no mundo do digital.

O projeto destina-se a escolas do 1º e 2º ciclo de Portugal Continental, tendo como público alvo famílias residentes nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Uma classificação que abrange 137 escolas em áreas caracterizadas por maiores dificuldades económicas e sociais. A Academia Digital tem como objetivo dar formação total de 8 horas aos pais e encarregados de educação que sintam a necessidade de aprender ou aperfeiçoar as suas competências digitais.

Numa 1ª fase que já está a decorrer e que termina a 18 de novembro, as escolas que pretendam aderir ao projeto têm de se inscrever no site da DGE.

Numa 2ª fase, a partir do dia 27 de novembro e até ao dia 18 de dezembro os encarregados de educação das escolas aderentes ao projeto e que tiverem interesse em frequentar a formação digital, devem informar-se junto da escola do seu educando e ir ao site da DGE para formalizar a sua inscrição.

formação será feita de forma presencial, na escola do educando do encarregado de educação, no horário pós-escolar e pós-laboral e com o cumprimento rigoroso de todas as medidas de segurança de combate à COVID 19. Devido à pandemia o número de formandos em cada sala será também limitado.

A formação é dada por voluntários capacitados de cada escola com provas dadas na área das tecnologias da informação.

Os formandos terão direito a prémios de participação, designadamente material escolar e cabazes alimentares.

A EDP Distribuição aposta assim num projeto que está presente de norte a sul do país, junto das comunidades locais e que assenta na convicção de que a cidadania digital é indispensável à inclusão social, em particular na atual situação que vivemos.