Notícias
Projeto Europeu Integrid concluído com sucesso!

O evento final do projeto europeu Integrid, liderado pela EDP Distribuição, foi realizado online, através de um webinar no qual se partilharam resultados finais, numa sessão que contou com mais de 300 acessos.

João Marques da Cruz, Vogal do Conselho Executivo do Grupo EDP, abriu a sessão destacando a importância do projeto no contexto da transição energética, seguido da equipa de projeto que teve oportunidade de apresentar os principais resultados alcançados, bem como a sua experiência ao longo destes 4 anos de muito trabalho.

A sessão contou ainda com dois painéis muito interessantes.

O primeiro painel reuniu consumidores e academia que partilharam com a sua experiência. Luís Seca, do INESC TEC, moderou a conversa com Paulo Seixas, em representação dos consumidores B2C; Luísa Matos da Virtual Power Solutions; Rita Alves, em representação dos consumidores B2B e Pedro Carvalho da Universidade de Lisboa, Instituto Superior Técnico.

A segunda mesa redonda apresentou à audiência as perceções do Advisory Board do projeto e o seu alinhamento com as políticas e tendências da UE. A conversa foi moderada por Ricardo Prata da EDP Distribuição explorando o tema “From Flexibility Based Grid Operation, to DSO market enabler role, towards a Customer Centric Energy Transition” com Marielle Lahti (Swedish Energy Markets Inspectorate), Torsten Knop (Innogy), Peter Soderstrom (Vattenfall) e Luís Cunha (EDP Distribuição).

João Torres, CEO da EDP Distribuição e Vice-Presidente da E.DSO, encerrou a sessão destacando o sucesso do fecho do projeto Integrid como mais um passo importante no caminho para um futuro mais sustentável. Aproveitou ainda a oportunidade para deixar um agradecimento especial à Comissão Europeia e ao Project Officer por todo o apoio durante esta jornada, ao consórcio do projeto pelo excelente trabalho, ao Advisory Board por todas as contribuições importantes e a todos os consumidores que foram fundamentais no alcançar de todos os objetivos propostos.

Clique aqui para assistir ao webinar.