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Atingimos uma marca histórica na Qualidade de Serviço

Em 2019 obtivemos o melhor resultado de sempre em termos de qualidade de serviço de distribuição de energia elétrica em resultado de uma correta política de investimento e otimização das operações

O Tempo de Interrupção Equivalente da Potência Instalada em Média Tensão foi de 49 minutos, excluindo o impacto de eventos excecionais.

No indicador mais representativo de qualidade de serviço, o Tempo de Interrupção Equivalente da Potência Instalada em Média Tensão (TIEPI MT(*)), a Empresa registou uma melhoria de 15%, face a 2018.

Nos restantes indicadores, nomeadamente nos relativos ao número e duração das interrupções, a sua evolução foi também positiva.

Esta melhoria generalizada reflete o bom desempenho da empresa na consolidação da melhoria da Qualidade de Serviço Técnico na distribuição de energia elétrica, alcançada nos últimos anos, garantindo simultaneamente a redução de assimetrias entre as diversas regiões do país.

O recente Relatório de Qualidade de Serviço Técnico de 2019 publicado pela ERSE evidencia como extraordinários os eventos atmosféricos ocorridos durante o ano (Helena, Elsa e Fabien), onde fica evidente a capacidade de resposta das equipas da EDP Distribuição, empresa certificada desde 2015, em Continuidade de Negócio.

A marca alcançada resulta duma correta política de investimento e manutenção na rede elétrica nacional, tendo como eixos principais o aumento da resiliência da rede, a renovação e reabilitação dos ativos, a automação e digitalização na gestão da rede, a par de medidas de otimização nas operações, nomeadamente em situações de crise.

Esta mesma estratégia serviu de base à recente proposta da EDP Distribuição para o Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede Nacional de Distribuição de eletricidade para o período 2021-2025 (PDIRD-E 2020), no qual a Empresa propõe um investimento de mais de mil milhões de euros na rede elétrica. Este plano reforça também o investimento necessário para dar resposta às necessidades da transição energética.

Também nesta linha a EDP Distribuição já concretizou a instalação de mais de três milhões de contadores inteligentes.

 

Consulte aqui o Relatório da Qualidade de Serviço 2019

 

(*) TIEPI MT: Este indicador avalia a continuidade do serviço de distribuição de energia elétrica e corresponde à média da duração anual acumulada de interrupções nos pontos de entrega de Média Tensão (MT), ponderada pela potência instalada nos respetivos Postos de Transformação.