Notícias
EDP Distribuição apoia plataforma CeaseFire

Ferramenta digital foi desenvolvida pelo Instituto Dom Luiz.

A EDP Distribuição, enquanto operadora da rede de distribuição, tem investido no desenvolvimento de soluções inovadoras com vista à modernização e segurança das redes elétricas nos espaços florestais, procurando apoiar projetos diferenciadores e estabelecer parcerias com instituições académicas.

A plataforma CeaseFire, desenvolvida pelo Instituto Dom Luiz, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é mais um exemplo dessa aposta no conhecimento científico, determinante para o planeamento, gestão e otimização dos meios operacionais.

Através desta ferramenta digital, que tem por base informação recolhida por satélite e modelos meteorológicos, a EDP Distribuição tem acesso a mapas ilustrativos com índices de perigo de incêndio florestal e as variáveis meteorológicas como temperatura, humidade, precipitação e vento, assim como o respetivo comportamento ao longo do tempo para uma determinada área do país, com até 120 horas de previsão. Para além de facilitar a tomada de decisões, a informação disponibilizada pela plataforma CeaseFire permite que a EDP Distribuição atue de forma planeada, eficaz e segura, fatores essenciais para a operacionalização de uma rede elétrica aérea com 179 mil quilómetros de extensão, 28 mil dos quais instalados em espaços florestais. Com o envolvimento neste projeto, a EDP Distribuição está ainda a contribuir para o desenvolvimento de conhecimento extremamente útil para os desafios que se colocam ao País nesta matéria.

As informações provenientes do Instituto Dom Luiz já estão integradas nos sistemas de decisão operacional da EDP Distribuição, nomeadamente no LiveGrid. Os níveis de risco de incêndio podem ser avaliados com outro tipo de informação meteorológica e de estado da rede elétrica para suportar as decisões de alocação de meios e o despoletar de planos de atuação.

No âmbito da parceria com o Instituto Dom Luiz, foi também realizada uma sessão de formação sobre o complexo tema da determinação de indicadores de risco de incêndio. Nesta, cerca de 50 colaboradores da Empresa assistiram à sessão sobre a origem, dados de entrada e interpretação dos diferentes indicadores de perigo e risco de incêndio.

Saiba mais sobre esta plataforma digital através do site http://www.ceasefire.pt/