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EDP Distribuição prepara mudança de marca para E-REDES

A EDP Distribuição, empresa que gere as redes de distribuição de energia, vai mudar de marca a partir do próximo ano, passando a designar-se E-REDES.

Além da mudança de nome, a nova marca irá contar também com um logótipo cuja linha gráfica será marcada pelo novo nome da empresa a preto com a cor amarela em fundo. Com esta alteração de imagem, que deixa de ter elementos de cor ou design comuns a outras empresas do grupo EDP, reforça-se também a identificação e a singularidade da operadora de redes de distribuição.


A E-REDES irá garantir o mesmo nível de serviço e as operações a nível nacional através das concessões de distribuição de energia de alta, média e baixa tensão. A empresa mantém ainda o seu empenho na transição energética e o compromisso de continuar a ser uma marca de confiança e próxima dos consumidores, com um serviço de qualidade, focado no cliente e orientado por uma forte responsabilidade social.

Perguntas frequentes
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Porque é que a EDP Distribuição irá mudar para E-REDES?

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) determinou, através do Regulamento n.º 632/2017, de 21 de dezembro de 2017, a separação de imagem entre operadores do mesmo grupo económico no âmbito do setor elétrico, nomeadamente do Operador da Rede de Distribuição, em linha com as indicações da Comissão Europeia. Nesse sentido, a EDP Distribuição, enquanto empresa operadora da rede de distribuição, tanto em alta tensão e média tensão, como em baixa tensão no setor elétrico, submeteu uma proposta de mudança da marca à ERSE no primeiro trimestre de 2018. Essa proposta foi aprovada pela ERSE a 11 de agosto de 2020.

Quais são as principais diferenças?

Além da mudança de nome de EDP Distribuição para E-REDES, a nova marca irá contar também com um logótipo cuja linha gráfica será marcada pelo novo nome da empresa a preto com a cor amarela em fundo. Com esta alteração de imagem, que deixa de ter elementos de cor ou design comuns a outras empresas do universo EDP, reforça-se também a identificação e a singularidade da operadora de redes de distribuição.

A partir de quando é que a EDP Distribuição vai passar a ser E-REDES?

Até 31 de janeiro de 2021 serão implementadas as medidas necessárias à concretização da nova imagem corporativa, incluindo a adoção da designação comercial alterada em suportes de comunicação ou faturação a entidades, com as quais se relaciona nos termos legais e regulamentares.

A partir de 31 de janeiro de 2021, a E-REDES deixa de pertencer ao grupo EDP?

A E-REDES continuará a ser a empresa do grupo EDP, que opera as redes de distribuição de energia em Portugal continental, em regime de concessão.

Qual é o maior desafio da Empresa durante este processo de mudança da marca?

O maior desafio da empresa neste processo de mudança, é garantir que a nova marca seja reconhecida como a atual EDP Distribuição, ou seja, como uma marca de confiança, próxima dos consumidores, com um serviço de qualidade, focado no cliente e orientado por forte responsabilidade social.

O que determinou a escolha da nova marca? O que significa o novo nome?

O “E” de E-REDES significa energia e a palavra “REDES” traduz, de forma muito clara, o nosso foco numa gestão integrada de toda a rede de distribuição, capaz de garantir fiabilidade, segurança, modernidade e sustentabilidade do sistema elétrico nacional e a salvaguarda do interesse dos consumidores, dos municípios e do país. 

A mudança da marca vai alterar a perceção que os clientes têm da Empresa?

A EDP Distribuição é uma marca sólida, credível e reconhecida por todos os portugueses. A nova marca pretende assegurar a continuidade da qualidade do serviço, sem qualquer perturbação para os clientes finais.

O custo desta mudança poderá vir a refletir-se nos consumidores?

A concretização da mudança será assegurada com neutralidade de custos, em linha com a instrução da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

A fatura de eletricidade vai aumentar devido à mudança da marca?

A mudança de marca para E-REDES não terá qualquer custo para o cliente, logo não terá impacto na fatura de eletricidade.

Os clientes da EDP Distribuição serão informados desta mudança? De que forma?

A Empresa tem em curso um plano de comunicação que pretende ser o mais abrangente possível, tendo em consideração as limitações referentes à neutralidade de custos. Este é assim, muito baseado em potenciar todos os pontos de contacto com a Empresa, nomeadamente o site, as linhas telefónicas de apoio ao cliente, reuniões ou os Pontos de Atendimento.

Os números de telefone, a partir dos quais os clientes podem pedir informações, reportar avarias ou comunicar leituras, irão manter-se?

Os números de telefone de apoio ao cliente irão manter-se, sem qualquer tipo de alteração. Para pedir informações, qualquer cliente poderá ligar para o 808 100 100 ou 218 100 100, disponível nos dias úteis, das 8h00 às 22h00. Poderá também comunicar avarias, sem qualquer custo e 24h00 por dia, através do 800 506 506. Se pretender comunicar a leitura do contador, poderá fazê-lo sempre que desejar, com recurso a uma chamada grátis, para o 800 507 507. Através do número 800 912 912, referente à Linha Empresarial, os clientes terão a oportunidade de reportar a ocorrência de avarias, obter informações, formalizar pedidos de ligação à rede, agendar visitas técnicas, bem como esclarecer temas relacionados com o autoconsumo.

Será necessário instalar a nova app da E-REDES para ter acesso aos serviços da empresa?

Sim. A partir de 31 de janeiro de 2021 poderá fazer o download na App E-REDES para ter acesso a todos as funcionalidades e serviços prestados pela empresa.

O site da empresa também irá sofrer alterações?

O site da EDP Distribuição continuará disponível até à data de implementação da nova marca. A partir do final de janeiro de 2021, quem visitar a página da Internet da Empresa terá a oportunidade de conhecer a nova marca E-REDES, com a garantia de que toda a informação relevante continua disponível e acessível.

Os colaboradores da EDP Distribuição que fazem a instalação dos contadores ou as leituras dos equipamentos vão estar devidamente identificados com a nova marca? De que forma?

Sim. Após a mudança da marca, qualquer colaborador da E-REDES envolvido em ações de leitura, na instalação ou substituição dos equipamentos de medição inteligentes, vulgarmente conhecidos como contadores inteligentes, poderá ser identificado através do colete e da respetiva credencial.

Que dados ou informações os clientes devem verificar junto de quem se apresenta enquanto colaborador da futura E-REDES para evitar burlas?

Os clientes devem solicitar a credencial dos colaboradores e, em caso de dúvida, recorrer às linhas de apoio ao cliente (800 100 100 e 218 100 100) para esclarecimento.