Notícias
O regresso à Doação de Viaturas - Bombeiros de Monforte

Nos últimos cinco anos, a EDP Distribuição entregou 85 viaturas para prevenção e combate a incêndios

A EDP Distribuição entregou nesta quarta-feira, dia 24 de junho, uma viatura de prevenção aos incêndios florestais aos Bombeiros Voluntários de Monforte.

Esta foi a primeira viatura a ser doada este ano pela Empresa, no âmbito do programa “Doar para Proteger”, que tem como objetivo apoiar instituições que desenvolvem actividades na proteção da floresta, limpeza de vegetação, ou ainda, reflorestação.

Nos últimos cinco anos, a EDP Distribuição entregou 85 viaturas de norte a sul do país, permitindo colmatar as necessidades prementes das autarquias e comunidades locais, nomeadamente bombeiros e serviços municipais de sapadores florestais, capacitando a resposta na salvaguarda da floresta, das vidas e bens da população que em conjunto servem.

“A EDP Distribuição, no âmbito da sua política de investimento social, desenvolve, desde há vários anos, iniciativas de proximidade aos cidadãos e às entidades locais. A entrega de hoje é disso exemplo, evidenciando a importância que a empresa dá ao papel das instituições na sociedade e à cooperação com a Empresa, nomeadamente em temas como a gestão da vegetação”, afirmou João Torres, presidente da EDP Distribuição.

A cerimónia, que teve lugar no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Monforte, contou com a presença de João Torres, presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição, de Gonçalo Nuno Lagem, presidente da Câmara Municipal de Monforte, de Rui Maia da Silva Presidente da Assembleia Municipal de Monforte, de António Medalhas, Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Monforte e de Jorge Pereira, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Monforte.

Enquanto operadora de uma rede aérea com 179 mil quilómetros de extensão28 mil dos quais instalados em espaços florestais, a EDP Distribuição está presente em todo o território continental.

Nos últimos 12 anos investiu um total de 88 milhões de euros, na gestão da vegetação, sendo que, deste montante, 16 milhões referem-se ao investimento deste ano.

As ações de inspeção e de intervenção nas zonas de proteção e nas faixas de gestão de combustível junto às linhas elétricas envolvem cerca de 500 pessoas, entre colaboradores internos e externos, e a aplicação de melhores práticas de monitorização e de gestão da vegetação (desde inspeções termográficas das linhas com recurso a voos de helicóptero e drones, até ao desenvolvimento de uma funcionalidade na APP que permite a qualquer cidadão reportar situações de proximidade da vegetação).

Até ao final do ano, no âmbito deste programa, serão entregues mais 15 viaturas.