Notícias
CIRED Portugal 2020 - EDP Distribuição reúne especialistas para debater a transição energética

A EDP Distribuição promoveu no dia 14 de maio, o Workshop CIRED Portugal 2020, subordinado ao tema “O Operador de Rede de Distribuição como facilitador da Transição Energética”.

O evento digital, transmitido em direto, foi acompanhado por cerca de 600 pessoas e contou com a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e da Energia.

            “Estamos empenhados em promover a transição do setor energético, o qual obriga necessariamente a equacionar um novo modelo para as redes de transporte e distribuição, que assente na procura de sinergias entre as várias opções, entre elas um célere e progressivo reforço e modernização das infraestruturas e reconfiguração e digitalização do mercado”, garantiu João Galamba.

            Organizada pelo Comité Nacional do CIRED (Internacional Conference on Electricity Distribution), esta iniciativa teve como propósito partilhar as boas práticas e discutir os temas abordados na maior conferência mundial na área da distribuição de eletricidade em 2019, na cidade de Madrid, na qual Portugal submeteu um total de 47 artigos, 25 dos quais tiveram a EDP Distribuição como primeiro autor.

            “Há vários anos que a EDP Distribuição promove este encontro, sempre com a mesma intenção: mobilizar as nossas equipas e as entidades nacionais associados ao setor da distribuição da energia elétrica para a inovação, a partilha de experiências e conhecimentos, dinamizando um fórum de discussão”, assegurou Ângelo Sarmento, chairman do Comité Nacional do CIRED, na abertura do evento.

            A “transição tecnológica como driver para a Transição Energética”, o “Planeamento da Rede de Distribuição no contexto transformacional do setor electroprodutor” e “Operador de Rede de Distribuição como promotor da flexibilidade do setor” foram os temas apresentados e debatidos ao longo da manhã por diversas empresas e instituições ligadas ao setor elétrico, nomeadamente INESC TEC, FEUP e EFACEC. Deste modo, este workshop de caracter iminentemente técnico, promoveu a aproximação da ciência e da inovação ligadas à engenharia, ao negócio.

            De acordo com João Torres, presidente da EDP Distribuição, “é fundamental prosseguir a aposta no desenvolvimento de redes inteligentes, com base numa análise criteriosa e abrangente do setor, alinhadas com as melhores práticas europeias”. “A EDP Distribuição é muito mais do que uma empresa distribuidora de energia; é um agente ativo no apoio à transição energética e à descarbonização do consumo de energia. É esse o caminho que queremos seguir e estamos confiantes que nos iremos posicionar como uma referência na Europa”, concluiu.