Notícias
Rede elétrica ainda mais inteligente - o desafio está lançado

EDP Distribuição lança desafio a startups, scaleups e instituições de I&D na procura de novas soluções para as redes inteligentes de energia.

Encontrar novas soluções para as redes inteligentes de energia que vão desde a criação de planos de desenvolvimento estratégico para infraestruturas e arquitetura de redes inovadoras, até à disponibilização de funcionalidades específicas, é o objetivo do desafio lançado pela EDP Distribuição no âmbito do Aveiro Urban Challenges.

Promovido pelo município de Aveiro, este programa destinado a startups, scaleups e instituições de Investigação e Desenvolvimento (I&D) pretende promover e potenciar a criação de ideias e projetos inovadores que respondam a desafios urbanos lançados por empresas do setor energético, das águas e dos transportes. Temas como as redes inteligentes de energia, a otimização de alocação de viaturas mediante critérios de pegada ecológica e custo operacional, ou a criação de ferramentas tecnológicas de apoio à oferta e procura em economia circular vão ser desenvolvidos pelas equipas participantes.

As candidaturas estão abertas até 31 de janeiro deste ano, e devem ser feitas através do website da iniciativa, em www.aveirotechcity.pt.

Das candidaturas apresentadas serão pré-selecionados 25 projetos que vão participar no Aveiro Tech City Pitch que acontece no dia 21 de março, no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro. Neste evento serão apresentados os projetos a concurso e selecionados os cinco finalistas.

As equipas dos cinco projetos selecionados vão participar em sessões de formação do Aveiro Urban Challenges que decorrem nos dias 23 de abril e 7 de maio. Segue-se a fase de Desenvolvimento e Teste até 30 de setembro, que tem lugar num espaço de co-work na Incubadora de Empresas do Município de Aveiro.

A apresentação final dos projetos ocorre no dia 9 de outubro no Salão Nobre do Parque de Feiras de Exposições de Aveiro, e cada projeto vencedor vai receber um prémio de 20 mil euros, financiado pelo município.