Notícias
Investimento de 3,2 milhões de euros em Évora

Nova interligação de 7 Km de rede aérea e instalação de mais de 50 pontos de telecomando e controlo na rede de Média Tensão

A EDP Distribuição tem, no seu plano de investimento, um conjunto de projetos que visam assegurar a redundância da rede elétrica e, por essa via, a fiabilidade no fornecimento de energia no distrito de Évora.

Neste sentido, a Empresa está a proceder a uma nova interligação de sete quilómetros de rede aérea de Média Tensão (MT) e à instalação de mais de 50 pontos de telecomando e controlo na rede MT. Este investimento permite a pronta atuação do Centro de Condução, tanto no isolamento de troços em avaria, como na reposição de serviço ou reconfiguração da rede, reduzindo os tempos de regime especial de exploração das centrais fotovoltaicas e permitindo reorientar a utilização de meios e recursos no terreno para a resolução de avarias.

Adicionalmente também está previsto o reforço da rede de comando e controlo das Subestações de Terena e Vila Viçosa, bem como a remodelação de cerca de cinco quilómetros de rede aérea de Média Tensão, assim como a aplicação de medidas complementares, nas redes elétricas, para a proteção da avifauna, visando a sustentabilidade do sistema.

Por forma a reduzir o impacto ambiental está igualmente previsto o enterramento de uma linha aérea de Média Tensão em Estremoz.

Estas intervenções representam um investimento total na ordem dos 1,8 milhões de euros e assumem-se como um significativo contributo no reforço da qualidade do serviço prestado pela EDP Distribuição ao distrito de Évora.

Ainda está previsto um investimento de 1,4 milhões de euros nas redes de Baixa Tensão (BT), destacando-se as beneficiações das redes BT e iluminação pública, e ligação de novos clientes, através da substituição total das redes existentes por novas redes, com a aplicação de tecnologias atuais, com melhoria da integração paisagística e ambiental e com reforço da sua capacidade e aumento de fiabilidade.