Notícias
EDP Distribuição investe na proteção da floresta em Coimbra

Os trabalhos, que representam um investimento de 430 mil euros, já foram realizados nos concelhos de Cantanhede, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Penacova e Soure

A EDP Distribuição procedeu à renovação e constituição de faixas de gestão de combustível junto às linhas elétricas aéreas de Alta e Média Tensão no distrito de Coimbra, nos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais da Defesa da Floresta Contra Incêndios, com o intuito de garantir a melhoria da qualidade de serviço e a segurança da rede elétrica.

Os trabalhos de limpeza da vegetação foram concretizados, desde o início deste ano, ao longo de 101 km de linhas aéreas de Alta Tensão e 219 km de linhas aéreas de Média Tensão, nos concelhos Cantanhede, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Penacova e Soure. Neste momento estão em curso os trabalhos nos restantes concelhos do distrito de Coimbra.

A renovação e constituição das faixas de gestão de combustível, que pretendem garantir a proteção passiva das infraestruturas e o isolamento de potenciais focos de ignição neste distrito, representam um investimento na ordem dos 430 mil euros.

Até ao final de 2019, a EDP Distribuição vai investir, em todo o país, 11 milhões de euros em ações de inspeção e de intervenção nas zonas de proteção e nas faixas de gestão de combustível junto às linhas de distribuição de eletricidade. Deste montante, 8,8 milhões de euros estão relacionados com a gestão e limpeza da vegetação em torno das linhas de eletricidade e 2,2 milhões de euros em inspeções. O reforço do investimento face a 2018 (cerca de 33%) está associado ao aumento do número de Planos Municipais de Defesa de Floresta Contra Incêndios aprovados, a par da subida dos preços destes serviços desde os incêndios de 2017.  Desde 2008, a empresa já investiu um total de 72 milhões de euros na segurança das infraestruturas, com impacto direto na defesa e proteção do património florestal.