Notícias
Cascade - participámos no maior exercício de sempre de proteção civil em Portugal

A EDP Distribuição foi uma das entidades nacionais que participou no CASCADE’19, um exercício europeu de proteção civil, organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O exercício realizou-se nos distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal e visou treinar a resposta das equipas na sequência do acionamento do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia e, simultaneamente, a resposta interna a emergências de elevada complexidade.

No caso do distrito de Évora foram testados dois cenários decorrentes da simulação de um cenário de catástrofe após o registo de um evento sísmico, no caso o desmoronamento das Grutas do Escoural (em Montemor-o-Novo), no dia 30 de maio, e o colapso da rede de Baixa Tensão que alimenta as instalações de um complexo desportivo em Viana do Alentejo, utilizado como ZCAP (Zona de Concentração de Animais e Pessoas), no dia 31 de maio.

No primeiro cenário, a EDP Distribuição mobilizou duas equipas, um Gerador de Emergência (a 100 kVA) e um quadro de tomadas (220V e trifásicas) para fornecer energia elétrica a todo o dispositivo montado pela Proteção Civil no local. Para o segundo cenário, a Empresa deslocou uma equipa e um outro gerador para restabelecer o abastecimento de eletricidade do pavilhão.

Para além dos cenários previstos, a EDP Distribuição foi ainda envolvida em cenários surpresa decorrentes de injeção de eventos ao longo do exercício que implicou a mobilização de quatro equipas para deslocações a pontos da rede de Média e Alta Tensão nos concelhos de Arraiolos, Évora, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo.

Para além das entidades organizadoras, o exercício contou com a participação de dezenas de entidades públicas e privadas portuguesas como a EDP Distribuição, a Proteção Civil, Bombeiros, INEM, IPMA, GNR, Forças Armadas, entre outras.