Notícias
EDP Distribuição lança ‘Hack the Electron’ e atribui 15 mil euros em prémios

A EDP Distribuição, em parceria com a EDP Inovação, a Microsoft e o Taikai, lançou esta maratona de programação que pretende estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para Energy Box.

O ‘Hack the Electron’ é destinado a programadores, engenheiros, estudantes e startups, bem como a todos aqueles que queiram desenvolver o futuro dos sistemas de energia. Os projetos vencedores serão reconhecidos com prémios que totalizam os 15 mil euros. Esta iniciativa pretende melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a qualidade de vida de milhões de consumidores de eletricidade.

O chamado Hackathon é constituído por duas competições.

Na primeira, os participantes vão ter acesso a um conjunto de dados totalmente anónimos e descaracterizados de clientes domésticos, residentes na região de Lisboa, tais como a potência contratada, o tipo de tarifa, de ligação e o consumo anual, com o intuito de pensar, desenvolver e criar protótipos de serviços que possam gerar valor para o consumidor final.  As inscrições já estão abertas e prolongam-se até 15 de junho.

Na segunda competição, 20 equipas vão receber um contador inteligente para que possam desenvolver soluções técnicas inovadoras com base nos dados que estão disponíveis e acessíveis nestes equipamentos. Neste caso, as candidaturas podem ser submetidas até ao dia 29 de maio.

Exemplos dos desafios que os participantes poderão responder serão revelados na plataforma online criada para o efeito a 1 de junho e os projetos poderão ser validados até 25 de junho. As equipas vencedoras serão conhecidas a 4 de julho, num evento que terá lugar no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

A transição energética e a descarbonização passam necessariamente pela energia e isso requer uma forte aposta na modernização da rede de distribuição e na adoção de novas tecnologias, como as Energy Box. A EDP Distribuição pretende com este tipo de iniciativas estimular a comunidade a desenvolver soluções para este ecossistema do futuro.