Notícias
EDP Distribuição participa em missão humanitária em Moçambique

Dois colaboradores da EDP Distribuição partiram ontem para Moçambique, integrados na missão humanitária do Estado Português que visa ajudar o país que vive uma verdadeira tragédia, depois da passagem do ciclone Idai.

EDP Distribuição participa em missão humanitária em Moçambique

 

Os dois peritos, Vasco Moreira e Carlos Augusto Santos, especialistas em redes e com experiência em cenários de catástrofe, irão fazer o reconhecimento do terreno e a análise das necessidades, com vista à definição de um plano de ação operacional mais estruturado no terreno, em articulação com as autoridades.
A EDP Distribuição também se disponibilizou para ceder cerca de 15 geradores com capacidade para assegurar a reposição do fornecimento de eletricidade. O envio deste equipamento deverá ocorrer nos próximos dias, mediante as condicionantes de transporte.

A bordo do C-130, que partiu esta quinta-feira à noite do aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, rumo a Moçambique, seguiram também uma equipa avançada de peritos da Autoridade Nacional de Proteção Civil, elementos da Força Especial de Bombeiros, da Guarda Nacional Republicana (GIPS e binómios de busca e socorro) e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), para além de seis toneladas de material para apoio às populações, como alimentos, 'kits' de higiene pessoal e esteiras.

Antes da partida, o ministro do da Administração Interna, Eduardo Cabrita, dirigiu palavras de incentivo a todos os elementos desta missão humanitária e garantiu que “Portugal estará à altura daquilo que é a nossa obrigação de solidariedade com o povo moçambicano, nesta hora difícil”.