Notícias
Enedis e EDP Distribuição juntas em reflexão estratégica.

A EDP Distribuição reuniu-se no passado dia 5 de fevereiro em Lisboa com a Enedis, a pedido desta, aproveitando a sua estadia de alguns dias em Portugal em jornada interna de reflexão estratégica.

A reunião, que abordou sobretudo temas de inovação tecnológica na atividade de distribuição de energia elétrica, contou com a presença de quadros de topo de ambas as empresas, na área da gestão técnica. A comitiva da Enedis, compreendendo 13 diretores das áreas técnicas e operacionais, foi liderada por Antoine Jourdain, membro da Comissão Executiva. Pela EDP Distribuição esteve presente o administrador Ângelo Sarmento, liderando uma equipa de 20 gestores de áreas equivalentes.

Os assuntos discutidos focaram-se sobretudo na inovação, na digitalização, nas soluções inteligentes e na automação e controlo da rede elétrica. Foi também abordado o tema das concessões. Foi uma excelente oportunidade de partilha entre as duas empresas, permitindo avaliar e discutir as respetivas situações em diversos domínios tecnológicos e as respostas dadas aos vários desafios que os operadores da rede de distribuição enfrentam. Foi também uma ótima ocasião para estabelecer ou reforçar contactos entre pares.

Foi possível concluir que para os mesmos desafios há abordagens e respostas com algumas variantes, e prioridades que podem não ser sempre as mesmas. Mas também foi evidente que há grande vantagem em partilhar e conhecer as soluções que vão sendo adotadas por cada uma das empresas. Ficou aberta a porta para continuar contactos mais detalhados em áreas específicas e foi formulado o convite pela Enedis para uma visita da EDP Distribuição a França, retribuindo o acolhimento dado em Lisboa.