Dossiê Temático
Eficiência Energética: Integrid

 

Integrid é o nome do projeto europeu coordenado pela EDP Distribuição que prevê a instalação de eletrodomésticos inteligentes na casa dos consumidores domésticos de eletricidade, de forma a demonstrar  como podem reduzir a sua fatura de energia.

O projeto abrange 100 clientes em Alcochete, 60 nas Caldas da Rainha, 40 em Valverde e 14 em Mafra e "pretende promover a eficiência energética e dar aos consumidores um papel mais ativo na gestão do consumo de eletricidade", explica a EDP Distribuição.
O InteGrid tem um investimento previsto de 15 milhões de euros, dos quais 5,7 milhões são destinados a Portugal, para instalar demonstradores de redes elétricas inteligentes em casa de consumidores domésticos. Este projeto, que conta com financiamento europeu, é coordenado pela EDP Distribuição que pretende, antes de mais, "demonstrar soluções inovadoras e competitivas à escala global, ao nível das redes inteligentes, e com forte penetração de energias renováveis".
O Integrid conta com parceiros em Portugal, Áustria, Eslovénia, Suécia, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Espanha. Contudo, está a ser implementado apenas em Estocolmo (Suécia), Liubliana (Eslovénia) e em quatro localidades portuguesas.
Os clientes interessados no projeto devem inscrever-se e são previamente selecionados para terem instalados, nas suas casas, sem quaisquer custos, eletrodomésticos inteligentes. Entre eles, máquinas de lavar roupa, painéis solares, termoacumuladores, baterias ou sistemas de gestão de energia.