Transição Energética

O projeto InterConnect pretende desenvolver soluções para uma digitalização do sistema elétrico baseada em arquiteturas para a internet das coisas (IoT) que, através de diversas plataformas digitais, e utilizando uma ontologia universal chamada SAREF, garanta a interoperabilidade entre equipamentos e sistemas, ao mesmo tempo que assegura a privacidade e a cibersegurança dos dados dos diferentes utilizadores.

Com uma duração de quatro anos, o projeto divide-se em oito grandes áreas de atuação: rede elétrica, big data, cibersegurança, estandardização, ontologia, plataformas digitais, IoT e cloud.

O projeto é liderado pelo INESC TEC e conta com 50 instituições parceiras de 11 países europeus e sete demonstrações de larga escala que o InterConnect vai desenvolver a partir do segundo ano, em Portugal, Bélgica, Alemanha, Holanda, Itália, Grécia e França.

O demonstrador português contará com a participação de cerca de 250 clientes residenciais e 12 edifícios comerciais equipados com soluções inteligentes.

A EDP Distribuição tem uma participação ativa ao longo de todo o projeto, liderando o pacote de trabalho que se relaciona com a framework das redes inteligentes para um sistema elétrico interoperável.

Início: outubro 2019

Conclusão: setembro 2023

Orçamento:35.885.018,00 €

-
/sites/edd/files/2020-06/ELadtXmWsAAS9HC.jpg