Comercializadores
Área Reservada

Consulte informação relativa a dados de consumo e produção e interaja de forma integrada e digital com a EDP Distribuição


 

Com a liberalização total do setor elétrico em 2006, todos os consumidores de energia elétrica, em todos os níveis de tensão, passaram a poder escolher livremente o seu fornecedor de eletricidade.

Deste modo, passaram a existir comercializadores de eletricidade a atuar em regime de mercado e um comercializador de último recurso no mercado regulado. Este último, designado por EDP Serviço Universal, garante o fornecimento de energia elétrica a todos os consumidores, sendo as tarifas praticadas fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Licenciados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), é aos comercializadores que compete gerir a relação comercial com os consumidores finais, nomeadamente, faturação e serviço ao cliente.

 

 

Comercializadores

Lista de comercializadores de energia

Consulte a lista de comercializadores com quem poderá fazer um contrato de fornecimento de eletricidade através do site da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), na área Eletricidade nos Agentes do Setor.

 

Acesso às redes

Para terem acesso às redes, os comercializadores estabelecem um contrato de uso de redes com a EDP Distribuição, que inclui  as condições gerais aprovadas pela ERSE, e prestam uma garantia de acordo com o regime transitório de gestão de riscos e garantias no SEN definido pela Diretiva 11/2018 publicada pela ERSE.

Dec 2019
Condições gerais do contrato de uso das redes
Dec 2019
Caraterização das redes de distribuição a 31 de dezembro de 2017
Feb 2019
Regime transitório de gestão de riscos e garantias no SEN