Comercializadores
Área Reservada

Consulte informação relativa a dados de consumo e produção e interaja de forma integrada e digital com a EDP Distribuição


 

A EDP Distribuição é o operador das redes de distribuição em Alta e Média Tensão, por concessão do Estado, e em Baixa Tensão, por concessões das autarquias, e tem o papel de aplicar, gerir e implementar os processos de acesso às redes, nomeadamente a ligação, manutenção/intervenção e desligação.

Nos termos do Decreto-Lei n.º 38/2017, de 31 de março, o OLMC, Operador Logístico de Mudança de Comercializador, é responsável por aplicar, gerir e implementar a mudança de comercializador, garantindo que acontece nas mesmas condições para todos os agentes de mercado, cumprindo os procedimentos e prazos definidos pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Atualmente é a ADENE, Agência para a Energia, quem desempenha esse papel de OLMC.

A escolha do comercializador por parte dos clientes é livre.

Sempre que um cliente celebra um contrato de fornecimento com um novo comercializador, é este que fica encarregue de desencadear os procedimentos necessários para que mudança de comercializador se concretize.

Os prazos de mudança de comercializador foram aprovados pela ERSE através da diretiva n.º 15/2018, disponível em www.erse.pt.

Consulte o histórico dos relatórios de mudança de comercializador:

- desde 2013 a 2017;

- a partir de 2018, inclusive.

 

Fluxogramas de Processos

Fique a conhecer os processos de apoio em vigor para a atividade de comercialização de eletricidade.
Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede de Distribuição

Mensagens Eletrónicas

Um conjunto de mensagens eletrónicas trocadas entre os vários intervenientes envolvidos, suportam os processos ligados à atividade de comercialização de eletricidade.