Transição Energética

O projeto EUniversal, financiado pela União Europeia, tem como principal objetivo desenvolver uma abordagem universal à utilização de flexibilidade pelos Operadores de Rede e à interação com os novos Mercados de Flexibilidade, passando pelo desenvolvimento do conceito do Universal Market Enabling Interface (UMEI) – um conjunto de regras de aplicação em diferentes contextos e distintos países, que representa uma abordagem inovadora, agnóstica, adaptável, modular e evolutiva que será a base para o desenvolvimento de novos abordagens de negócio, soluções de mercado e, acima tudo, garantindo os mecanismos para uma participação ativa dos Consumidores.

Os conceitos, de aplicação universal, serão demonstrados em três locais diferentes, nomeadamente em Portugal, Alemanha e Polónia, e os resultados serão avaliados pela Associação Europeia de Operadores de Rede de Distribuição -  E.DSO, que poderá apoiar na disseminação e implementação do conceito noutras realidades.

O demonstrador português irá explorar as várias possibilidades de interação entre as redes e os mercados de flexibilidade, o teste alemão estará mais focado na gestão de congestionamentos na rede de distribuição através de mercados locais P2P, enquanto na Polónia serão avaliadas ferramentas de rede para melhorar a fiabilidade e controlo, tendo em conta os recursos flexíveis. Os conceitos universais serão testados nos vários demonstradores.

O consórcio conta com 18 parceiros, representando as principais partes interessadas, incluindo a EDP Distribuição, que é o Coordenador do Projeto.

Início: fevereiro 2020

Conclusão: julho 2023

Orçamento: 9 774 227,5 €

-
/sites/edd/files/2020-06/logo_euniversal%202_0.png