Consumidor
A era da eficiência e da qualidade de serviço.

Encontrar melhores soluções para os nossos clientes é uma das nossas prioridades.

 

Satisfação do cliente

Numa era das redes inteligentes que permite potenciar novos serviços e num contexto em que o cliente é cada vez mais proativo, exigente e tecnológico, torna-se indispensável implementar ações concretas para melhorar a sua experiência e aumentar o seu nível de satisfação.

A EDP Distribuição monitoriza regularmente a satisfação dos seus clientes através de uma análise rigorosa dos seus contactos e através da realização de inquéritos que pretendem  recolher o seu feedback nos diversos  pontos de contacto com a EDP Distribuição.

A EDP Distribuição promove ainda diversos projetos transversais que têm como objetivo reduzir o número de reclamações, através da identificação das principais causas-raiz, desenhando e acompanhando um roadmap  integrado de iniciativas ao nível dos diversos processos técnico-comerciais, que permitem uma maior satisfação do cliente e o aumento da eficiência operacional.

A aposta da EDP Distribuição na digitalização da relação com os seus stakeholders (e.g. Autarquias, Comercializadores, Particulares)  tem como objetivo a melhoria da sua experiência através da evolução para uma relação cada vez mais simples, próxima e transparente.

 

Eficiência energética no consumidor

Externamente, a EDP Distribuição tem uma obrigação de serviço público de promover a eficiência energética. A eficiência energética contribui para os objetivos ambientais e de desenvolvimento sustentável da EDP Distribuição, nomeadamente ao nível da promoção da economia de energia pelo consumidor, através da oferta de serviços e soluções de eficiência e de redes inteligentes. A promoção da mobilidade elétrica é também um importante contributo para a mobilidade sustentável e para o aumento da eficiência energética no transporte.

 

Contadores inteligentes

Atingir 80% de contadores inteligentes em Portugal até 2023 é um dos objetivos da EDP Distribuição, integrando a Estratégia de Sustentabilidade 2020, sendo que, com o atual plano, em 2023 teremos cerca de 75% de Energy Box instaladas. Os novos equipamentos são a ligação da casa dos portugueses à rede de distribuição inteligente.

 

Os novos equipamentos apresentam várias vantagens face ao contador tradicional:

- Permitem o acesso a informação detalhada sobre o consumo, possibilitando ao consumidor conhecer as horas do dia em que mais consome e aquelas em que pode usar eletricidade a um preço mais favorável;

- Essa informação permite que a fatura de energia elétrica seja baseada em consumos reais, recolhidos de forma automática e com periodicidade mensal;

- O consumidor pode realizar alterações contratuais de potência, ciclo ou tarifário sem a necessidade de deslocação de pessoal especializado;

- Pode consultar a análise do seu padrão de consumo ou fazer simulações de ciclos horários, sendo possível a programação de avisos automáticos em função de parâmetros definidos por si.