Procuramos incorporar os contributos e expetativas dos nossos stakeholders nas tomadas de decisão, de forma a fomentar relações de proximidade e confiança.
Visão estratégica
Ouvir, compreender e colaborar com os nossos stakeholders através de um processo dinâmico e que cria valor partilhado permite-nos antecipar desafios, minimizar os riscos do negócio e criar novas oportunidades de relacionamento.
O envolvimento dos stakeholders no modelo de governação é, pois, mais do que a explicitação de uma boa prática empresarial: constitui uma alavanca de competitividade com impacto positivo no desempenho da EDP Distribuição.
Missão e objetivos
Contribuir para um envolvimento eficaz e genuíno dos stakeholders da EDP Distribuição, superando o simples cumprimento dos requisitos formais da legislação, é a missão da gestão de stakeholders da EDP Distribuição, cujos objetivos são:
Identificar de forma dinâmica e sistemática os stakeholders que influenciam e são influenciados pelas atividades da EDP Distribuição;
Conhecer a perceção que os stakeholders da EDP Distribuição têm sobre a empresa e quais os temas que consideram relevantes na interação com a organização;
Fortalecer a relação de confiança, transparência e proximidade com todos os stakeholders da EDP Distribuição;
Integrar as expetativas dos stakeholders na gestão da EDP Distribuição;
Identificar riscos e oportunidades emergentes do relacionamento com os stakeholders;
Identificar, explorar e desenvolver novas oportunidades de criação de valor, quer através do diálogo com as várias áreas e unidades de negócio da EDP Distribuição, quer através da dinamização de projetos transversais com os stakeholders;
Fazer da gestão de stakeholders um exercício tangível com impacto positivo na empresa.
Metodologia
A metodologia de stakeholders da EDP Distribuiçãobaseia-se numa política e em procedimentos próprios de relacionamento e divide-se em quatro etapas de atuação:
Visão interna
Identificação, segmentação e priorização dos stakeholders;
Identificação dos temas relevantes;
Visão externa
Definição de um modelo de auscultação dos stakeholders para conhecer os temas que consideram relevantes, bem como expectativas e perceção sobre a EDP;
Identificação de riscos e oportunidades;
Plano de ação
Definição do modelo de relação com os stakeholders;
Definição das ações para gerir os temas relevantes, em consonância com a estratégia e objetivos da EDP Distribuição;
Monitorização e reporte
Seguimento do estado da relação com os stakeholders;
Identificação de boas práticas e lessons learned;
Produção da informação necessária sobre os resultados obtidos e publicação anual de um relatório de stakeholders.
Identificamos e agregamos os nossos stakeholders em quatro categorias:
O segmento Cadeia de valor tende a valorizar como críticos temas como as tarifas e preços de energia, a composição da factura de eletricidade, as alterações climáticas (concretamente a promoção de eficiência energética nos consumos) ou a inovação (redes inteligentes).
O segmento Mercado considera críticos temas como a sustentabilidade financeira (nomeadamente a dívida, o contexto macroeconómico e a estratégia da EDP Distribuição) e a regulamentação, taxas e subsídios (enquadramento regulatório).
O segmento Democracia identifica como temas mais relevantes as alterações climáticas (promoção da eficiência energética no consumo, a aposta em energias renováveis e as tarifas e preços da energia (défice tarifário).
O segmento Envolvente territorial e social dá particular ênfase a temas como a iluminação pública, as alterações climáticas (promoção de eficiência energética no consumo, a aposta em energias renováveis) e as tarifas e preços da energia (preço da eletricidade e o défice tarifário).