segurança > Proximidade das Linhas > Trabalhos nas Proximidades de Cabos Eléctricos Enterrados

Trabalhos nas Proximidades de Cabos Eléctricos Enterrados

- Obter da EDP Distribuição informação quanto à sua existência e, caso afirmativo, quais as medidas especiais a tomar.
 
- A identificação e balizagem do traçado do cabo deve ser realizada de forma bem visível pela empresa que vai executar os trabalhos, em ligação com a EDP Distribuição.

- Se os trabalhos forem executados a menos de 1,50 m de uma canalização eléctrica isolada, o desenrolar dos trabalhos deve ser acompanhado por uma pessoa qualificada da empresa que vai executar os trabalhos.

- A aproximação à canalização deve ser feita com ferramentas manuais (pá ou enxada), com o cuidado de não ferir a canalização. Não é permitida a utilização da picareta na aproximação à canalização.

- Se forem utilizadas ferramentas mecânicas:
 
- se a canalização estiver visível, um vigilante assegurará que a máquina não se aproxime a menos de 0,30 m da canalização;
- se a canalização não estiver visível, a distância mínima estimada será de 0,50 m e a vigilância deverá permanecer reforçada.

Se houver dúvida quanto às distâncias ou quanto à sinalização de presença da canalização, a aproximação será sempre feita manualmente, com os cuidados necessários para não ferir o isolamento do cabo.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.