segurança > Proximidade das Linhas > Proximidade das Linhas

Proximidade das Linhas

Esta área tem como objectivo auxiliar os prestadores de serviços da área da construção na sua obrigação de assegurar as condições de segurança para os trabalhadores nos estaleiros.

Trabalhos na proximidade de linhas eléctricas de alta tensão

Os acidentes eléctricos com linhas de alta tensão ocorrem normalmente nas seguintes situações:

- Trabalhos em terraços, telhados ou em andaimes, com manuseamento de ferramentas ou materiais na proximidade das linhas eléctricas.
- Trabalhos com gruas ou com camiões com báscula, que se aproximam ou entram em contacto com condutores das linhas eléctricas.
- Trabalhos com retroescavadoras que cortam ou ferem o isolamento de cabos eléctricos subterrâneos.
 
 
Recomendações Gerais:
 
Contactar a EDP Distribuição, a fim de se saber quais as características da linha e as distâncias a respeitar e, caso se justifique, se a linha poderá eventualmente ser colocada durante algum tempo fora de serviço para alguma fase particular da obra.

A utilização de máquinas móveis na proximidade de linhas eléctricas deve ser considerada como um trabalho perigoso que exige conhecimentos e formação do operador e de todos os trabalhadores envolvidos no trabalho.

Deve ser designada uma pessoa experiente no solo com a missão de vigiar atentamente os movimentos da máquina e da carga para impedir que se aproximem perigosamente dos condutores eléctricos em tensão, avisando o condutor de forma oportuna.