segurança > Faixas de protecção de linhas AT e MT > Faixas de protecção de linhas AT e MT

Faixas de protecção de linhas AT e MT

Os ramos e a queda de árvores sobre as linhas de Alta (AT) e Média Tensão (MT) podem estar na origem de falhas de energia eléctrica.
Por isso, a manutenção adequada das faixas de protecção das linhas AT e MT pode contribuir para a diminuição do número de incidentes susceptíveis de afectar o normal fornecimento de energia eléctrica.

Para assegurar o cumprimento das respectivas obrigações, enquanto operadora de redes de distribuição de energia eléctrica, a EDP Distribuição dispõe do serviço de empresas especializadas em poda e corte de árvores.

Os proprietários dos terrenos atravessados pelas linhas de MT e AT são legalmente obrigados a não consentir nem conservar nos mesmos plantações que as possam prejudicar na sua exploração, bem como, a permitir a entrada nas suas propriedades dos funcionários designados pelo respectivo operador da rede de distribuição.
 
Nos espaços florestais poderão ser estabelecidas, por imposição legal e conforme previamente definido nos respectivos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, faixas nas quais a entidade responsável pelas mesmas, deverá providenciar a adequada gestão dos combustíveis e que os proprietários são obrigados a facultar os necessários acessos à referida entidade.