2017

2017

infoCenter > Destaques > 2017 > EDP Distribuição e Locamation desenham a Subestação do Futuro

EDP Distribuição e Locamation desenham a Subestação do Futuro

segunda-feira, 6 de Novembro de 2017

Uma combinação de fatores sociais, tecnológicos e ambientais está a transformar a indústria da energia em profundidade. O aumento contínuo de fontes de energia renováveis, caraterizadas pela sua intermitência, a necessidade de melhorar a fiabilidade da rede e a qualidade da energia elétrica, juntamente com a exigência regulatória para reduzir os custos operacionais dos ativos da rede, requerem uma nova abordagem hoje, já preparada para responder aos desafios do futuro.


As Redes elétricas estão significativamente mais complexas, preparadas para os cada vez maiores fluxos bidirecionais de energia, volumes de informação e de transações. 


A integração de recursos de energia distribuídos requer um equilíbrio constante da rede, nomeadamente:

  • ajustamentos em tempo real da produção e consumo
  • melhor conhecimento do estado dos ativos da rede
  • maior dinâmica nos sistemas de proteção, comando e controlo

..só possível com uma nova plataforma de subestação.


Nesse sentido, no encontro recentemente decorrido em Lisboa - ETIP SNET*, a EDP Distribuição e a Locamation concordaram em desenvolver e manter uma parceria, que irá conjugar trocas de informações, experiências e lições aprendidas com o maior roll-out, a nível mundial, de um novo e inovador projeto de Proteção e Controlo Centralizado para subestações, implementado na Holanda.

O protocolo assinado entre as duas empresas vai permitir a colaboração e o intercâmbio necessário para desenvolver e validar a estratégia loT, fornecendo os principais resultados e práticas recomendadas do caso Holandês da Locamation.


* European Technology & Innovation Platforms - Smart Networks for Energy Transition.

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.