infoCenter > Destaques > 2017 > Conferência de Imprensa Projeto UPGrid

Conferência de Imprensa Projeto UPGrid

segunda-feira, 10 de Julho de 2017

 Projeto pioneiro junta NOS, EDP Distribuição, Huawei, Janz CE e U-Blox.

 A NOS, em parceria com a EDP Distribuição, Jansen e Huawei, realizou uma conferência de Imprensa no parque das Nações, para divulgação do projeto UPGrid e da tecnologia de comunicação Narrow band IoT4.5G.

 
O primeiro piloto operacional com contadores inteligentes de energia elétrica e tecnologia de comunicação NB-IoT já começou no Parque das Nações, em Lisboa. Um projeto inédito a nível mundial que resulta de uma parceria entre a EDP Distribuição, NOS, Jansen e Huawei, e que será concluído até ao fim do ano. 
 
Esta solução combina tecnologias emergentes na contagem inteligente de energia elétrica e nas redes de última geração para supervisão da rede elétrica. 
 
A NB-IoT é uma tecnologia de acesso sem fio Low Power Wide Area (LPWA), que oferece uma vasta gama de vantagens, incluindo uma duração de bateria de até 10 anos, um ganho de 20db sobre as redes GSM convencionais e suporte a mais de 100.000 conexões por célula. 
 
O UPGrid é um projeto do programa Europeu H2020 que conta com 19 parceiros de 7 países europeus e 4 demonstradores (Espanha, Portugal, Suécia e Polónia) apoiados por diferentes pacotes de trabalho transversais que definem o âmbito da demonstração e analisam os seus respetivos resultados e impactos com base nos objetivos de cada projeto. O programa envolve parceiros com diferentes conhecimentos e competências no domínio da energia: operadores de rede de distribuição, fabricantes de equipamentos e centros de investigação. 
 
Na Conferência de imprensa estiveram presentes João Torres, Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, António Papoila, CEO da Jansen e Chris Lu, presidente da região Europa da Huawei, que apresentaram o projeto e partilharam com os media as expectativas sobre a aplicabilidade do projeto.
 
João Torres teve oportunidade de responder a várias questões sobre o tema, revelando muita confiança no projeto e na alavancagem que novas soluções tecnológicas inclusivas podem trazer ao universo das redes inteligentes, como é o caso da NB-IOT 4.5G.
 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.