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Rede Elétrica

Consulte as questões e esclareça as suas dúvidas sobre a Rede Elétrica

Se ficar sem energia elétrica, a primeira coisa que deve fazer é verificar se os seus vizinhos têm energia. Se a sua casa for a única sem energia, verifique no seu quadro elétrico se o disjuntor EDP ou algum dos disjuntores do quadro geral estão desligados. Se estiverem desligados volte a ligá-los. Depois de ligar todos os disjuntores, o que sucede?a) Continua sem energia - Contacte a linha de avarias elétricas 800 506 506 (chamada grátis 24h), indicando o Código de Identificação do Local (CIL) ou o Código do Ponto de Entrega (CPE) e o nome do titular do contrato.b) Os disjuntores voltam a disparar - Pode existir uma sobrecarga devido ao funcionamento simultâneo de demasiados equipamentos na sua instalação, ou pode existir uma avaria num dos aparelhos ou na sua instalação elétrica. Neste caso, deverá contactar um eletricista credenciado. 

O fornecimento de energia pode ser interrompido, nomeadamente, por razões técnicas (razões relativas à gestão da rede e outras infraestruturas) ou por razões relacionadas com o contrato de fornecimento.

Deve entrar em contacto com o seu comercializador, que o poderá ajudar a identificar a razão da interrupção.

Poderá contactar-nos através do número 800 911 911 – chamada gratuita 24 h por dia.No entanto, nalguns concelhos a manutenção da Iluminação Pública é da responsabilidade da Câmara Municipal pelo que poderá confirmar no site da sua Câmara se existe um número de apoio ao problema. 

Deve dirigir o seu pedido à Autarquia local (Câmara Municipal ou Junta de Freguesia) uma vez que é da competência da Câmara Municipal a definição do número de aparelhos de iluminação que devem estar instalados.

De acordo com o Artº 8º do Regulamento da Qualidade de Serviço (RQS) há três zonas de qualidade de serviço:
 Zona A — capitais de distrito e localidades com mais de 25 mil clientes;Zona B — localidades com um número de clientes compreendido entre 2500 e 25000;Zona C — os restantes locais.
 Conforme as zonas, existem padrões individuais de qualidade de serviço, nomeadamente no que se refere ao número de interrupções/ano e à duração total das interrupções/ano.   

Deve efetuar um pedido por escrito dirigido a EDP Distribuição juntando os elementos que evidenciem a necessidade do desvio (licenças de construção, plantas, ofícios, etc.).

A legislação em vigor - Regulamento de Segurança de Linhas Aéreas de Alta Tensão - prescreve um afastamento mínimo de quatro metros de linhas aéreas de alta tensão a edifícios para garantir a segurança das pessoas e de bens.As distâncias de segurança definidas garantem que os campos eletromagnéticos são muito inferiores aos limites estabelecidos pelo ICNIRP (International Comission on Non-Ionizing Radiation Protection), para pessoas sujeitas a exposição permanente (24 horas/dia) aos campos eletromagnéticos.O projeto e construção de redes de distribuição de eletricidade cumpre integralmente os níveis de referência definidos internacionalmente, nomeadamente pela Organização Mundial de Saúde e o Conselho da União Europeia o qual, considerando que não obstante a ciência não ter evidenciado consequências nefastas para a saúde em resultado da exposição aos campos eletromagnéticos de baixa intensidade, aprovou, em 1999, uma Recomendação relativa à limitação da exposição da população aos campos eletromagnéticos, para a faixa de frequências de 0 Hz a 300 GHz (Recomendação do Conselho 1999/519/CE de 12 de Julho de 1999), e que presentemente se encontra transcrita para a legislação nacional (Portaria n.º 1421/2004, de 23 de Novembro). Aquela Recomendação (de aplicação não obrigatória por parte dos Estados Membros), baseia-se em considerações de ordem cautelar ou de prudência, uma vez que a comunidade cientifica internacional não considera provada a existência de riscos para a saúde pública motivados pela exposição a campos eletromagnéticos. Para mais informação consultar página da EDP Distribuição.

Por questões de segurança as calçadas só devem ser repostas 30 a 60 dias após encerramento da vala. Se já tiver decorrido esse prazo por favor contacte-nos através do número 808 505 505.


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.