fale connosco > Perguntas Frequentes > Ligação à Rede de Distribuição

Ligação à Rede de Distribuição

Consulte as questões e esclareça as suas dúvidas sobre as ligações à Rede.

Para utilizar energia elétrica na sua casa precisa de se ligar à rede de distribuição. Para tal, deverá requisitar ao operador da rede, a EDP Distribuição, uma ligação em baixa tensão, a partir da qual será elaborado o correspondente  orçamento.

Pode efetuar a requisição a através do telefone 808 100 100 (chamada local) ou no site da EDP Distribuição.

Para mais informações consulte "Os meus Serviços". 

 

Sim. A alteração da potência de uma instalação elétrica que ultrapasse a potência para a qual a instalação está dimensionada e foi certificada, obriga à certificação da instalação para a nova potência pela entidade competente, a Certiel. Em instalações integradas em prédios com diversas instalações de utilização , o aumento de potência poderá exigir a necessidade da alteração  da instalação coletiva (que serve todas as instalações) e, no caso de potências superiores a 50 kVA, para efetuar a alteração é também necessário apresentar projecto elétrico tipo C (aconselhamos que consulte um técnico devidamente habilitado).

No orçamento de ligações à rede de Baixa Tensão temos dois cenários: A) No caso de uma ligação eventual:- serviços de ativação:
 Estes encargos são fixados pela ERSE e atualizados anualmente. B) No caso de uma ligação definitiva:- elementos de rede de uso exclusivo:
 Compete ao requisitante a execução dos elementos de rede de uso exclusivo, através de empresa habilitada. Por esta razão, estes elementos só serão orçamentados quando, por razões de configuração da rede, os mesmos não puderem ser autonomizáveis no seu comprimento máximo de 30 metros. - elementos de rede de uso partilhado:O Regulamento de Relações Comerciais define que os encargos relativos aos elementos de ligação de uso partilhado são calculados em função da potência, da distância e da tipologia da ligação (aérea ou subterrânea) e com base em preços definidos pela ERSE e atualizados anualmente. - serviços de ligação:Estes encargos são fixados pela ERSE e atualizados anualmente. Não incluem o custo com a elaboração do projeto de electricidade, quando este for necessário, e não se aplicam a ligações de instalações eventuais. - comparticipação nas redes:Estes encargos são fixados pela ERSE, atualizados anualmente, e dependem exclusivamente da potência requisitada. - encargos devidos a terceiros:De acordo com o ponto 2 das Condições Gerais de Ligação às Redes do SEP, podem existir outros encargos que são da responsabilidade do cliente  e que correspondem a pagamentos que sejam devidos a terceiros designadamente:

  • Taxas de licenciamento dos elementos de ligação a construir;
  • Valores devidos pela emissão de pareceres, licenças ou garantias que sejam necessárias para o mesmo fim;
  • Indemnização de proprietários de terrenos atravessados pelas linhas, etc.
 Estes encargos poderão não fazer parte do orçamento inicial e ser faturados posteriormente antes do encerramento da obra. Nota: importa ter presente que o orçamento pode ser objeto de alteração, caso o traçado da rede inicialmente previsto seja alterado por factos supervenientes não imputáveis à EDP Distribuição. 

Quando apenas existe a construção de rede de uso exclusivo deverá ser o cliente a promover a execução da mesma. A construção de ligações às redes só pode ser executada por prestadores de serviços habilitados para o efeito, nos termos da legislação e regulamentação aplicáveis.Nas restantes situações deverá consultar o orçamento enviado para tomar conhecimento das opções de construção disponibilizadas.

É o prazo que a EDP Distribuição considera necessário para construir os elementos de rede para a nova ligação e que vem mencionado no orçamento enviado.Este prazo poderá ser objeto de alteração devido a ocorrências imprevistas não imputáveis à EDP Distribuição, como por exemplo:

  • Obstáculos externos à execução  da obra;
  • Demora no licenciamento camarário ou de outra entidade.

Para ligações em Baixa Tensão com prazo de execução até 20 dias úteis, o pagamento deve ser efectuado totalmente no acto de aceitação. Para prazos de execução superiores poderá ser efectuado um plano de pagamento em duas parcelas de igual valor. Note-se que o  pagamento faseado só é possível quando existir obra física a ser executada pela EDP Distribuição.

Caso o Pedido de Ligação à Rede tenha prazo de execução superior a 20 dias e a aceitação tenha ocorrido há menos de 5 dias, é possível. Em todos os restantes casos não há essa possibilidade.

O cliente deverá garantir:

  • Processo de construção concluído e comunicado à EDP Distribuição (para elaboração de auto de entrega e receção dos elementos de rede no caso da construção pelo Cliente);
  • Pagamento de todos os encargos associados à requisição de ligação;
  • Instalação de utilização do cliente certificada pela Certiel;
  • Celebração de  contrato com um comercializador em regime de mercado que o submeterá à EDP Distribuição.


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.