fale connosco > Novos Contadores > Ainda não tenho novo contador

Ainda não tenho novo contador

Consulte as questões e esclareça as suas dúvidas.

Trata-se de um equipamento mais moderno face ao anterior. Tem a particularidade de se encontrar ligado em rede, comunicar, e estar certificado e atestado pelo seu grau de precisão e fiabilidade.

Nesta fase, ainda não existe qualquer obrigatoriedade na instalação do novo equipamento.

O processo de substituição de contadores está a decorrer.
À medida que os critérios de instalação forem alargados, os contadores antigos de todos os Clientes serão substituídos. Não é possível abranger todos os Clientes na primeira fase de instalação.

Os principais motivos da mudança são: a evolução tecnológica destes aparelhos, a possibilidade dos Clientes controlarem os seus consumos, a possibilidade dos comercializadores faturarem com base no consumo real, a necessidade de harmonização europeia e a necessidade de um controlo mais eficaz da eficiência energética de todo o sistema.

Os benefícios da EB repercutem-se de forma imediata e a prazo a vários níveis:a) Sociedade:
 • Promover a sustentabilidade ambiental, através da melhoria da eficiência energética, do aumento da penetração de energias renováveis e do veículo elétrico;
 • Minimizar os impactos nocivos no meio ambiente, por via da gestão eficiente do consumo.
b) EDP Distribuição:
 • Otimizar o controlo e eficiência energética de todo o sistema energético;
 • Detetar avarias automaticamente;
 • Ativar à distância serviços como alterações tarifárias e de potência, sem necessidade de deslocação de um técnico ao local.
c) Comercializador:
 • Oferecer aos Cliente serviços e planos de preços permanentemente adaptados ao seu perfil e necessidades de consumo, bem como acesso a soluções integradas de domótica para interagir com vários dispositivos de consumo doméstico;
 • Facilitar a comunicação bidirecional entre Clientes e a empresa que presta os serviços.
d) Cliente:
 • Ter uma fatura de eletricidade com base em consumos reais, reduzindo significativamente a componente de estimativas;
 • Ter menor tempo de interrupções de energia porque a EDP Box disponibiliza automaticamente informação sobre faltas de energia à EDP Distribuição, permitindo uma atuação em tempo útil;
 • Possibilitar conhecer os seus consumos ao longo do dia e determinar como poderá utilizar a eletricidade a um preço mais favorável, passando a conseguir programar os seus eletrodomésticos para funcionarem nesses períodos (soluções integradas de domótica);
 • Aceder no visor da EDP Box a um conjunto de informações essenciais a uma gestão mais eficiente dos seus consumos; de futuro, será possível aceder a esta informação através de outros suportes, como a Internet, smartphonesou mesmo visores em sua casa;
 • Permitir, decorrente da integração com a microprodução, a consulta de balanços energéticos da habitação, sendo possível ao Cliente ou microprodutoridentificar, de forma simples, os períodos em que é consumidor e/ou produtor.

Face ao contador tradicional, o novo contador irá permitir, após um período de verificação, a comunicação automática de consumos reais àEDP Distribuição, limitar a potência contratada, e proceder a alterações de potência, ciclo ou tarifário à distância.
Além disso, o Cliente poderá de futuro, através das informações fornecidas pelo equipamento, consultar a análise do seu padrão de consumo.

Não. A EDP Distribuição suporta os custos de instalação e operação deste novo equipamento.

Não existe pagamento de multa uma vez que ainda não há obrigatoriedade em substituir o equipamento.

Não. A EDP Distribuição encarrega-se de informar o comercializador acerca do novo equipamento instalado.

O processo de substituição de contadores está a decorrer.
À medida que os critérios de instalação forem alargados, os contadores antigos de todos os Clientes serão substituídos. Não é possível abranger todos os Clientes na primeira fase de instalação.


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.